a

IMA intensifica fiscalização do vazio sanitário da soja

De 1º de julho a 30 de setembro, Minas Gerais vive o período conhecido como vazio sanitário, em que fica proibido o plantio de soja. ...


De 1º de julho a 30 de setembro, Minas Gerais vive o período conhecido como vazio sanitário, em que fica proibido o plantio de soja.

Estabelecida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a medida tem como objetivo prevenir e controlar a ferrugem asiática, doença que ataca a lavoura e causa prejuízos aos produtores.

Em Frutal, os técnicos do IMA estão intensificado a fiscalização nas fazendas da região para garantir que os produtores cumpram a legislação.



De acordo com Waldemar Mundim Filho, engenheiro agrônomo do Instituto Mineiro Agropecuária, já foram visitadas 15 fazendas no primeiro mês de fiscalização. “Estamos realizando uma rigorosa fiscalização e até o momento autuamos alguns produtores que não haviam eliminado as plantas que como todos sabem são as responsáveis por hospedar o fungo causador da ferrugem asiática, que provoca queda das folhas e prejudica a formação dos grãos, derrubando drasticamente a produtividade das lavouras”.

O engenheiro agrônomo do IMA adverte que aquele sojicultor que não cumprir a legislação estará sujeito a notificações e multas. “As multas são proporcionais ao tamanho da área planta, por isso, os valores das penalidades variam de produtor para produtor”.


+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item