a

Minas bate recorde na doação de múltiplos órgãos

A solidariedade fala mais alto e leva Minas Gerais a comemorar um recorde na doação de múltiplos órgãos. No primeiro semestre deste ano, o ...

A solidariedade fala mais alto e leva Minas Gerais a comemorar um recorde na doação de múltiplos órgãos. No primeiro semestre deste ano, o MG Transplantes, instituição responsável pela captação e distribuição de órgãos no estado, registrou 2020 doações de pacientes com quadro de morte encefálica, aptos a oferecer a quem está na fila do transplante fígado, rins, pulmão, córneas, entre outros.

 

O número é superior à soma total do ano passado (2006) e também a de 2008 (1878). E, nesta quinta-feira, num belo ato de amor, uma família de Passos, no Sul de Minas, ajudou a reforçar essa estatística de esperança. Familiares de um homem de 39 anos, que teve morte encefálica, autorizaram a doação de seus múltiplos órgãos, dando novo horizonte à vida de cinco pessoas.

O doador sofreu traumatismo craniano, em um acidente de bicicleta. O cérebro parou de funcionar, mas o coração continuou batendo, permitindo a retirada dos dois rins, das duas córneas, além do fígado. Pacientes com parada cardíaca podem doar apenas as córneas. Assim que a família autorizou a doação, o MG Transplantes deu início a uma corrida para fazer os transplantes.

 

A escolha leva em conta critérios como urgência, compatibilidade de grupo sanguíneo, compatibilidade anatômica (tamanho do órgão e do paciente), compatibilidade genética, idade do paciente e tempo de espera. Um homem na faixa etária de 60 anos pode comemorar a vitória de conseguir um novo fígado e, ainda nesta quinta-feira, passará pela operação.

 

O médico atribui o aumento nas doações à conscientização da população. "Toda vez que há uma campanha, um debate, uma maior divulgação, as pessoas se sensibilizam com a causa de quem precisa", diz. Ele destaca que não basta querer ser doador, é preciso também comunicar à família sobre esse desejo, já que é ela quem autoriza o procedimento.

 

Apesar da comemoração do recorde, muitos ainda aguardam na fila de transplantes. Este ano, 1063 pacientes foram transplantados em Minas, mas mais que o dobro desse número (2680) ainda esperam por novos órgãos e tecidos. A maioria (1828) precisa de um rim, 710 de nova córnea, 48 estão na fila do transplantes de fígado, 8, na de coração, e outros 8, na de pulmão.

 

===================

 

Ficha Limpa poderá barrar candidatura de 338 políticos

 

A Lei da Ficha Limpa, pelas mãos das procuradorias eleitorais em todo o País, pode atingir pelo menos 338 candidatos, entre eles nomes fortes da política nacional. O prazo final para julgamento das impugnações é dia cinco de agosto, mas os TREs já começaram a indeferir registros de candidatura.

O Estado que mais tem candidatos atingidos pela lei é São Paulo, com 46  impugnações. Entre eles está o do deputado Paulo Maluf (PP), que tenta a reeleição. A procuradoria paulista considerou que o deputado foi condenado por decisão colegiada e, por isso, está inelegível. Cabe recurso. Maluf afirmou, por sua assessoria, que "confia na Justiça".  A lista em São Paulo ainda pode aumentar, já que na segunda-feira a procuradoria eleitoral paulista lança seu terceiro e último edital de candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

 O segundo Estado com mais candidaturas ameaçadas é o Maranhão, com 40. Candidato à reeleição, o deputado Zequinha Sarney (PV), conseguiu ter a candidatura deferida pelo TRE, mas a procuradoria vai recorrer. Na ocasião, Zequinha afirmou, em nota, que
 votou a favor da Lei da Ficha Limpa e que sua condenação foi por propaganda irregular em 2006. "Em nenhum momento meu nome foi impugnado por conduta que comprometa o meu passado político."

Em seguida vêm Minas Gerais com 31 nomes impugnados, e Rondônia, com 25 postulantes sub judice. A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia enquadrou os principais nomes da corrida eleitoral do Estado. Entre eles estão dois candidatos a governador - o ex-senador Expedito Júnior (PSDB) e João Cahulla (PPS), que disputa a reeleição - além de Ivo Cassol (PP), que concorre ao Senado.Expedito Júnior foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e teve os direitos políticos suspensos por oito anos. Para sua defesa, porém, ele a lei não pode retroagir.

São sete casos no Estado Mineiro, três no Espírito Santo, dois no Ceará, um no Paraná e um em Santa Catarina. Nesses Estados, os julgamentos estão em curso e os números podem aumentar. No entanto, São Paulo não julgou nenhum pedido, assim como em outros 16 Estados consultados pela reportagem.  "A lei, que veio para ficar, está pegando e vai pegar. Aliás, já está cumprindo seus efeitos e por isso estamos vendo uma chuva de impugnações de gente que jamais poderia se candidatar", comemorou o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew. O Ethos integra o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que criou a Ficha Limpa.

 

===================

 

IBGE começa Censo 2010 neste fim de semana

 

Com algumas novidades, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia o Censo 2010 no próximo domingo em todas as cidades do Brasil. Pela primeira vez, o brasileiro poderá responder se tem parceiro do mesmo sexo, se possui descendência indígena ou informar se algum morador da residência se mudou para o exterior. Além disso, o cidadão terá a opção de responder ao questionário pela internet.

De acordo com o IBGE, 90% das famílias responderão a um questionário básico, com cerca de 30 perguntas sobre as condições da residência e as características dos moradores da casa. O tempo de entrevista estimado nessa situação é de cinco a dez minutos.

O segundo tipo de questionário, aplicado aleatoriamente em 10% das residências, será mais aprofundado, com cerca de 90 perguntas e previsão de uma hora de duração. Além das condições da moradia e da estrutura familiar, serão abordados temas como educação, trabalho e renda, nupcialidade e fecundidade.


 

 

===================

 

 

Carro é furtado em frente de bar no Alto Boa Vista

 

Mais um carro foi furtado em Frutal. De acordo com ocorrência registrada às 11hs da noite de ontem, o veículo, um Gol, prata, de placa GOB-9855, foi levado entre 9 e 11hs da noite, da rua Arédio Santana de Andrade, no Alto Boa Vista. Segundo o proprietário, Antônio C.T.S – sem mais dados – o carro estava estacionado em frente ao bar do Tonzinho e teria sido visto pela última vez, por volta de 9hs da noite. Apesar dos rastreamentos feitos pela Polícia Militar, o veículo não foi encontrado.

 

--------------------------

 

Gol lidera lista de carros mais roubados no país

O Gol, lidera o ranking de veículos mais roubados/furtados no Brasil. A lista é resultado de um estudo feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg).  A instituição pesquisou quais foram os veículos mais roubados/furtados durante o primeiro semestre de 2010, baseada no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito.

Em todo o país, o número de crimes desse tipo é alarmante. Foram 191.347 ocorrências envolvendo carros, motos, caminhões e ônibus (média de 1.057 veículos furtados ou roubados por mês). No ranking há sete carros e três motos. A líder entre as motos é a Honda CG 125. O Denatran informou que a frota de veículos automotores no país em abril era de 61.014.812.

===================

 

Três pessoas são detidas após serem flagradas com drogas

 

Nesta quinta-feira, por volta de 8hs da noite, a Polícia Militar realizava patrulhamento pela Rua Afrânio Peixoto, no Novo Horizonte quando deparou com o individuo Anderson V.C., que tentou evadir, sendo abordado e em seu poder localizado um invólucro de plástico de cor branca, contendo em seu interior uma porção de uma substancia aparentando ser maconha.

 

Enquanto a PM realizava a abordagem deste autor, saiu de dentro das dependências de uma residência o morador deste local, Jhon L.G., 19 anos, já conhecido no meio policial por envolvimento com drogas ilícitas, e este ao notar a presença da guarnição policial, rapidamente retornou, contudo a PM conseguiu aborda-lo e com o mesmo foi localizado um invólucro de papel alumínio, contendo uma porção de uma substância aparentando ser maconha.

 

Acompanhada por uma testemunha, a PM efetuou uma busca no quarto deste autor, sendo localizado no guarda roupa, mais uma pequena porção de maconha. Ao questioná-los, eles informaram serem dependentes químicos, e que programaram se encontrarem naquele horário para utilizarem suas drogas ilícitas, contudo não quiseram informar a fonte fornecedora. Diante o exposto, os dois autores foram conduzidos à delegacia civil juntamente com a droga ilícita apreendida, para demais providencia.

 

Ao seguir para a delegacia com dois conduzidos por uso de entorpecentes, a Polícia Militar deparou com o individuo João L.T.S., 21 anos, fumando um cigarro feito de celulose e em seu interior substancia aparentando ser maconha, onde de imediato foi abordado, confessando que o referido cigarro seria feito de maconha. Diante o exposto a droga ilícita foi apreendida e junto com o autor conduzido à delegacia civil pra demais providências. O autor não quis informar quem lhe vendeu tal substância.

 

===================

 

Em um único dia, ladrões furtam três motos em Itapagipe

 

Três motos foram furtadas ontem em Itapagipe. Duas delas, foram furtadas na madrugada de ontem, na Loja AG Motos. Trata-se dos veículos zero km, HONDA XRE 300 vermelha e uma Honda Titan 150 EX dourada. A Polícia Militar suspeita que o furto tenha ocorrido entre uma e 5hs da manhã.

 

Os ladrões desligaram a energia e aguardaram o alarme desativar. Só então, arrombaram a fechadura da porta de vidro e dentro da loja pegaram a chave das motos de dentro de uma gaveta. Uma corrente que trancava as motos foi arrebentada.

 

A PM suspeita que quem praticou o furto tenha experiência com motos, pois esses veículos não funcionam somente com a ligação da chave. Para funcionar essas motos, segundo o proprietário da Loja, Gelton Silva da Costa, é preciso que seja feita à ligação das baterias. Assim tornado mais difícil para alguém que não conheça esse procedimento.

 

Gelton contou que só ficou sabendo que as motos foram roubadas pela manhã, quando chegou para abrir a loja. Ao ver a fechadura arrombada, ele acionou a Polícia Militar. Na há pista dos veículos.

 

FURTO EM RESIDÊNCIA

 

Na mesma madrugada, uma moto foi furtada na residência de Michael Naves Gonçalves, localizada na rua 08, nº1119. Dele foi levado uma CB300, ano 2009, modelo 2010, de placa HED-8219, cor preta.

 

Na casa estavam a sua mãe e irmão do proprietário. Segundo sua mãe e o irmão que dormiam na residência, eles não ouviram barulho. A moto estava na garagem amarrada com uma corrente.

 

===================

 

 

Polícia Civil descobre desmanche em chácara de Uberaba


Após dois meses de investigação, a Polícia Civil chegou, na tarde ontem, a uma chácara que servia como desmanche de veículos furtados. A propriedade rural fica na rua Um, bairro rural Quinta del Rey, próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária, na MG-427.

Após denúncias anônimas, os policiais da Aisp do bairro Olinda, chefiados pelo delegado Luiz Tortamano, com apoio da Aisp Centro, iniciaram a investigação. As informações davam conta de que na chácara ocorria intensa movimentação e a suspeita era de que no local funcionava um desmanche.

Na manhã de ontem, os agentes Bruno, Harlei, Lauro e Aparício entraram na chácara e avistaram várias peças de veículos espalhadas. No entanto, ninguém foi localizado na propriedade.

Foram encontradas peças de uma caminhonete D20 e de um caminhão F4000. Peças de um ônibus também estavam espalhadas no local, até mesmo os bancos. Todos os chassis, inclusive o mais recente a ser desmanchado, estavam com a numeração raspada e as placas com os números queimados. Entretanto, no pára-choque traseiro da carroceria da F4000 ainda estava a informação de que a placa era de Uberlândia.

De acordo com os agentes, existe a possibilidade de a chácara ter sido construída para ser um desmanche. Dois boxes foram erguidos na entrada da propriedade para que os veículos fossem estacionados e desmanchados.

Moradores da região afirmam que, apesar da intensa movimentação do local, nunca ouviram nenhum barulho. As informações são de que um caminhão-baú chegava durante a noite e levava as peças para ser revendidas.

A Polícia Civil continuará com as investigações para tentar localizar o acusado de realizar desmanche no local. As peças encontradas na chácara foram encaminhadas ao pátio conveniado ao Detran.

 

===================

 

Indiciados por sumiço de Eliza podem pegar até 43 anos de prisão

 

A Polícia Civil vai indiciar nesta sexta-feira, por sequestro e cárcere privado, homicídio, ocultação de cadáver, formação de quadrilha e corrupção de menores o goleiro Bruno Fernandes, de 25 anos, acusado no sumiço e suposto assassinato da ex-amante Eliza Samudio. Também foram indiciados pelos mesmos crimes os demais envolvidos: Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, Dayanne Rodriques do Carmo Souza (esposa de Bruno), Elenilson Vitor da Silva, Sérgio Rosa Sales, o Camelo, e Fernanda Gomes de Castro (ex-namorada do goleiro). Já o ex-policial Marcos Aparecido de Souza, o Bola, que de acordo com as investigações policiais matou a modelo, responderá por homicídio qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver. O inquérito, com oito volumes, cerca de 1,6 mil páginas e três anexos, será remetido nesta sexta-feira à Justiça. Todos os acusados, por meio de seus advogados, negaram o crime.

Se condenados pelas acusações listadas no inquérito presidido pelo chefe do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DIHPP), delegado Edson Moreira, Bruno e os oito indiciados pelos mesmos delitos poderão pegar até 43 anos de prisão. A condenação máxima de Bola chegaria a 36 anos. O adolescente J., de 17 anos, primo do jogador, que está sendo representado (denunciado) no Juizado da Infância e Juventude de Contagem, na Grande Belo Horizonte, por sequestro e cárcere privado e homicídio triplamente qualificado, está sujeito a pena de até três anos de internação, medida socioeducativa mais drástica prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Edson Moreira, o chefe da Divisão de Crimes Contra a Vida (DCcV), o delegado Wagner Pinto, e as delegadas Ana Maria Santos e Alessandra Wilke, da Delegacia de Homicídios de Contagem, passaram toda a quinta-feira reunidos no DIHPP, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste de Belo Horizonte, concluindo o inquérito. Moreira foi o último a deixar o departamento, por volta das 20h. “Só não mandamos o inquérito para a Justiça hoje (ontem) porque a quantidade de páginas é muito grande. Amanhã (hoje) cedinho ele chegará ao fórum (de Contagem)”, disse o delegado.

 

O ex-procurador de Justiça e advogado criminalista Antônio Francisco Patente explica que o inquérito é enviado ao Poder Judiciário, que o remete ao Ministério Público Estadual (MPE). “O indiciamento feito pela Polícia Civil é de pouca valia, apenas mostra a ótica do delegado com relação ao fato investigado. Quem vai definir por quais crimes os envolvidos deverão ser indiciados é o promotor de Justiça, que tem a exclusividade pela formalização do juízo penal”, define. De acordo com o criminalista, como os indiciados estão cumprindo prisão temporária de 30 dias, o MPE terá que dar um parecer até 6 de agosto, quando expira o prazo da primeira prisão feita pela Polícia Civil – de Dayanne e Sérgio. “O promotor poderá até mesmo pedir que as prisões sejam transformadas em preventivas, ou seja, pelo tempo que o processo correr na Justiça”, afirmou o advogado. Se o MPE concordar com o indiciamento dos acusados, fará a denúncia à Justiça, que decide se vai acatá-la.

Eliza havia desaparecido no início de junho. De acordo com as investigações dirigidas pelo delegado Edson Moreira, que presidiu o inquérito, e pelo chefe da Divisão de Crimes contra a Vida, Wagner Pinto, ela foi sequestrada no Rio de Janeiro e trazida por Macarrão, na Land Rover do atleta, para seu sítio, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No caminho, já teria sido agredida a coronhadas pelo adolescente de 17 anos envolvido na trama, conforme a polícia. Havia manchas de sangue no veículo, cujos exames de DNA concluíram ser de Eliza. Um outro traço era de um homem, mas não foi possível análise, já que os acusados não forneceram material para os testes.

Ainda segundo a polícia, a modelo, que reclamava pensão para um suposto filho do goleiro, então com quatro meses, foi mantida em cárcere privado na propriedade em Esmeraldas. Lá, teria sido espancada e obrigada a ligar para amigas relatando que estava perto de um acerto com o goleiro quanto à ajuda para manter a si e à criança. Dali, conforme as apurações, ela teria sido levada para uma casa em Vespasiano, na Grande BH, pertencente ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Ele a teria estrangulado, esquartejado e, conforme os primeiros depoimentos, ela teve partes do corpo jogadas para cães, e o restante, concretado.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item