a

Fique por dentro do IPVA 2011 em Minas Gerais

Os motoristas mineiros devem ficar atentos ao calendário de pagamento das parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPV...

Os motoristas mineiros devem ficar atentos ao calendário de pagamento das parcelas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011. O contribuinte que pagar o imposto à vista terá direito a desconto de 3%. A escala de vencimentos começa na segunda-feira, dia 17, e prossegue até dia 28 deste mês, de acordo com o final da placa do veículo.

Minas Gerais é o Estado do Sudeste que dá o menor desconto para pagamentos à vista. No Rio de Janeiro, o abatimento é mais atrativo: 10%, seguido do Espírito Santo, que oferece 5%. Outra opção é dividir o valor, sem desconto, em três vezes (janeiro, fevereiro e março), sendo que o valor mínimo das parcelas tem que ser de R$ 90.

Quem for pagar o IPVA pode procurar uma das agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, HSBC, Itaú e Mercantil do Brasil). O pagamento do tributo está sendo efetuado nos guichês de caixa, terminais de autoatendimento e internet. É necessário que o contribuinte tenha em mãos o número do Renavam do automóvel.

Caso o contribuinte atrase ao pagamento, irá arcar com um multa de 0,15% ao dia até o 30º dia; multa de 9% do 31º ao 60º dia, multa de 12% a partir do 61º dia e juros Selic a cada novo mês de atraso. Outra despesa dos donos de veículos é com a taxa de licenciamento. O valor é de R$ 62,17 e precisa ser pago até o dia 31 de março.
Para auxiliar, o governo estadual disponibilizou no site www.fazenda.mg.gov.br a consulta de valores do imposto por Renavam ou marca/modelo e a emissão da guia do IPVA e da Taxa de Licenciamento.
Aqueles que estiverem com o IPVA em atraso e quiserem regularizar sua situação podem procurar um dos bancos credenciados para efetuar o pagamento.

Assuntos Relacionados

Região 1581010759795279284

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item