a

Nárcio Rodrigues faz balanço sobre seus primeiros meses como secretário Estadual

Neste final de semana, o deputado licenciado Nárcio Rodrigues, atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, analisou...

Neste final de semana, o deputado licenciado Nárcio Rodrigues, atual secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, analisou os seus cinco meses de gestão. Na ocasião ele comentou os projetos que serão implantados pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, para o desenvolvimento do Triângulo Mineiro. “O começo sempre é difícil. Nós não vamos reinventar a área de ciência, tecnologia e ensino superior. Nós queremos que ela se reajuste às nossas prioridades, por isto, tem sido este primeiro semestre de muito trabalho. Neste primeiro momento, eu quero convergência. A minha intenção é que áreas de atuação se dialoguem entre si e definam metas em conjunto para serem implantadas”.

Na oportunidade, Nárcio Rodrigues falou sobre sua meta para o segundo semestre. “Vamos começar a consertar. Este período é de buscar o grande mérito das ações de ciências e tecnologias, tendo em vista que só é atingindo quando se consegue atingir as universidades, o governo e a iniciativa privada. Temos que transformar conhecimento em negócio ou experimento em produto/programa para conseguir efetivamente êxito nas ações que estamos empreendendo”.

Em 2012, a expectativa é que serão gerados vários polos de educação à distância e serão abertas 15 mil vagas. Nárcio Rodrigues citou alguns projetos voltados para a área de ciências e tecnologia. ”Temos 11 empreendimentos previstos para o segundo semestre, entre eles estão: a Cidade das Águas, de Frutal; a Cidade das Águas, da Unesco; a implementação dos seis parques tecnológicos de Minas Gerais, que já estão em desenvolvimento; e a consolidação dos nossos polos de excelência, como por exemplo, genética bovina, em Uberaba, recursos hídricos em Frutal, entre outros em inovação ambiental”.

Nárcio Rodrigues comentou o processo de consolidação desses pólos por parte do governo estadual. “Todos serão "turbinados" para que possam ampliar sua atuação e gerar desenvolvimento para A região. Outro grande passo que vamos dar neste ano é para que o ensino superior tenha ampliação de vagas e uma democratização do acesso. O grande desafio de Minas é não parar a ampliação de campus e das universidades federais. Apesar de não ser nossa ação, ela passa necessariamente por uma reestruturação que devemos fazer em conjunto com outras secretarias.

Apesar de não ser da sua ação, o secretário informa que o grande desafio do governador é não parar a ampliação de campus e de universidades federais.
“Entre as coisas que nós temos previsto para a área de ensino superior também está a construção do campus da Universidade Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Será uma obra fantástica, orçada em torno de R$ 150 milhões e vai dar um status para universidade permitindo a unificação de toda a sua estrutura”.

Finalizando a entrevista, Nárcio Rodrigues falou sobre os seus principais objetivos na área de ciência e tecnologia. ”Minas Gerais tem reconhecimento em várias áreas, então o nosso objetivo é focar. Neste momento, estamos voltando para aquilo que Minas Gerais poderá desenvolver de melhor”.

Assuntos Relacionados

Região 9047100209018077135

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item