a

Petrobras reduz em 6% o preço da gasolina para postos

A BR Distribuidora, líder do mercado de combustíveis no país, reduziu os preços da gasolina em 6% e os do álcool hidratado em 13% para a sua...

A BR Distribuidora, líder do mercado de combustíveis no país, reduziu os preços da gasolina em 6% e os do álcool hidratado em 13% para a sua rede de postos em todo o país. A queda, que tem como objetivo forçar uma redução geral dos preços no mercado de combustíveis, foi articulada pelo governo federal que decidiu usar a subsidiária da Petrobras para acelerar a normalização dos valores cobrados nas bombas.

Técnicos do setor estimam que a redução nos postos para os consumidores será da ordem de 5,3% nos preços da gasolina, cerca de R$ 0,16 por litro, no Rio de Janeiro. Já no álcool a redução poderá chegar a 11,5%, ou cerca de R$ 0,30 por litro.

A BR conta com 7.000 postos de um total de 37 mil revendas no país e negocia mais de 40% do volume de combustíveis vendido. Lobão aposta em um efeito cascata a partir da queda patrocinada pela BR, pressionando os outros revendedores a reduzirem seus preços. A estatal tem 21,2% do volume de álcool vendido no país e 29,7% do mercado de gasolina.

“Os preços já estão caindo na bomba de gasolina. A BR vai reduzir entre 6% e 10% o preço (da gasolina). O mesmo acontecerá com o etanol. Mas, além disso, os outros distribuidores já estão trabalhando nesta direção”, afirmou o ministro.

A BR Distribuidora informou que a decisão de reduzir seus preços de venda do álcool e da gasolina a seus revendedores foi tomada ontem em função da queda que vem ocorrendo nas últimas semanas dos preços do álcool hidratado e anidro (misturado à gasolina) vendido à distribuidora pelos usineiros.

Lobão disse ainda que os preços dos combustíveis “subiram muito nos últimos meses” no país. Entre janeiro e maio, o aumento médio do álcool nos postos chegou a 23,87%, enquanto o preço da gasolina subiu 11,77%.

“Mas estão caindo já significativamente e assim prosseguirão, até que se estabilizem num patamar razoável”, disse ele.

Assuntos Relacionados

economia 3800665942348368093

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item