a

Novo acordo ortográfico passa a valer em 2013

Proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma tentativa de unificar a língua portuguesa, sobretudo na internet, o Acordo Ort...


Proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma tentativa de unificar a língua portuguesa, sobretudo na internet, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a ser obrigatório no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2013. Ainda assim, em todo o país, muitos professores reclamam não ter recebido o treinamento ou orientações adequadas das secretarias de Educação sobre a nova ortografia.

Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe assinaram o Acordo. No entanto, aqui ele só passou a valer após a promulgação feita pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Na época, ficou estabelecido que o período de transição ocorreria entre 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012.

Independentemente do curso de formação, o assunto sempre é lembrado, sendo que todos os textos discutidos já são adaptados às novas regras, lembrando que, mesmo com a obrigatoriedade valendo a partir do próximo ano, “ainda leva um bom tempo para que todos assimilem, pois tudo é uma questão de prática, uso no dia a dia. A grande diferença, é que passará a ser exigido”.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item