a

Começa hoje o vazio sanitário da soja em Minas Gerais

O período do Vazio Sanitário da Soja, iniciado hoje se estende até o dia 30 de setembro, está sendo fiscalizado em todo o Estado pelo Ins...


O período do Vazio Sanitário da Soja, iniciado hoje se estende até o dia 30 de setembro, está sendo fiscalizado em todo o Estado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

As notificações são aplicadas quando, durante uma fiscalização são encontradas plantas vivas de soja. Após 10 dias da notificação uma nova vistoria é feita e, caso as plantas ainda estiverem lá, o proprietário recebe um auto de infração e o IMA pode tomar as providências operacionais para a erradicação das plantas.
Com a aplicação do auto de infração inicia-se um processo que pode ou não culminar em multa.

 Valdemar Mundim Filho, engenheiro Agrônomo do IMA dá outras informações sobre o período do vazio sanitário. “Nesse período de três meses fica terminantemente proibido que os produtores cultivem soja ou mesmo deixem resquícios de plantas remanescentes de safras anteriores já que estas plantas podem aumentar a probabilidade de uma futura contaminação da lavoura pela ferrugem da soja”.



Mundim explica os problemas que a ferrugem da soja podem trazer pra plantação. “Essa é uma das doenças que mais afetam a produção da soja em todo país visto que ela mata as plantas o que conseqüentemente diminui consideravelmente a germinação da planta”.

Ainda segundo Mundim, todas as propriedades serão visitadas. “Todas as propriedades, sem exceção, serão vistoriados pelo IMA e caso encontremos algum agricultor que estava descumprindo essa exigência, ele certamente será punido com as sanções cabíveis”.

Texto: Antônio Araújo


+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item