a

TRE realiza atividades para tentar diminuir abstenções neste 2º turno

Amanhã, milhares de eleitores vão voltar às urnas, em todo o país, para a escolha do novo presidente. E para tentar diminuir o número de ab...

2010-10-30 - grande-Urna_Fim_foto-TSE Amanhã, milhares de eleitores vão voltar às urnas, em todo o país, para a escolha do novo presidente. E para tentar diminuir o número de abstenções neste segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza várias atividades.

Na reta final para o segundo turno das eleições, em Minas Gerais muitas pessoas já estão preparadas para participar da escolha do presidente. Entretanto, ainda tem gente que nem se preocupa com o assunto.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, no estado cerca de 25 mil eleitores deixaram de votar ou não justificaram no primeiro turno. Em Uberaba o índice de abstenção chegou a quase 17%, em Araxá a 15%, em Uberlândia a 14% e em Divinópolis a 13%.

Para melhorar as estatísticas e, principalmente, estimular o voto, a Justiça Eleitoral realiza várias atividades. Uma delas é disponibilizar uma urna eletrônica para que o eleitor possa treinar e tirar as dúvidas antes das eleições.
No cartório eleitoral em Divinópolis o movimento é para quem quer regularizar a situação. O auxiliar administrativo Itamar Borges aproveitou para justificar o voto, ainda dentro do prazo, que é de 60 dias após cada pleito.  “Não pude votar antes, mas nesta votarei”, comenta.

E muita gente ainda tem dúvidas. “Quem não votou no primeiro turno pode votar neste segundo turno normalmente, explica a chefe de cartório, Cintia Faria de Oliveira Greco. Ainda segundo ela, o importante é não deixar de votar ou justificar.

Assuntos Relacionados

Política e Opinião 6343152761418472168

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item