a

Minas é alvo da Polícia Federal em operação contra o tráfico de drogas

A cada ação da Polícia Federal (PF), Minas Gerais se confirma como rota do tráfico internacional de drogas. O estado foi um dos alvos da Op...


A cada ação da Polícia Federal (PF), Minas Gerais se confirma como rota do tráfico internacional de drogas. O estado foi um dos alvos da Operação Deserto, que desarticulou um dos maiores grupos de compra e revenda de entorpecentes do país. Agentes de Uberaba cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um piloto de aviões em Campina Verde. Os resultados foram apresentados ontem pela PF, em São Paulo. Outras ações, como a Conexão África e Triângulo, em 2008 e 2009, já haviam levado a prisões em Minas.

O piloto foi detido em flagrante há cerca de dois meses e era peça importante do esquema, pois aeronaves eram usadas no transporte da cocaína vinda da Bolívia e destinada tanto ao mercado interno brasileiro quanto à Europa e África. Na casa dele a polícia apreendeu mídias e equipamentos eletrônicos que podem conter informações sobre a movimentação do grupo criminoso.

Além de Campina Verde, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, além de 49 mandados de prisão temporária, em seis estados do Brasil. Agentes prenderam 22 pessoas, a maioria em São Paulo, estado apontado como QG do grupo de traficantes. Sete estrangeiros, entre bolivianos, colombianos e europeus, tiveram seus nomes direcionados à Polícia Internacional (Interpol). Um brasileiro continua foragido.
Em São José do Rio Preto, foi preso o advogado Massao Ribeiro Matuda, 44 anos, apontado como um dos líderes do esquema. Ele, que também era assessor jurídico da Câmara de Pereira Barreto, foi preso no condomínio de luxo Recanto Real, zona sul da cidade, onde mora. A quadrilha era responsável pela movimentação de R$ 28 milhões nos últimos 18 meses.

Segundo a PF, ele atuava como homem de confiança de dois colombianos responsáveis por conseguir a droga em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Ele também coordenava a atuação da quadrilha baseada em São Paulo. Além do advogado, na cidade foram presos Antonio de Souza, 46 anos e Aléx Gonçalves da Silva, 30 anos. Em Olímpia foi preso o comerciante Ciro Marcondes Lourenço Plaza, 32 anos. Já em Santa Fé do Sul, agentes da PF de Jales prenderam Eliane Aparecida Novelli, 43 anos, mulher do piloto de avião Aderval Guimarães da Silveira, 63 anos. Silveira foi preso no dia 1º de setembro deste ano, em Coxim (MS), ao transportar 254 quilos de cocaína em seu avião. Eliane responderá pelo crime de associação ao tráfico.

Assuntos Relacionados

Região 429070618186231283

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item