a

Em média, mineiros compram 23 armas por dia

Vinte três armas foram negociadas legalmente em Minas Gerais por dia, desde 2005, ano do plebiscito nacional sobre desarmamento, segundo rel...

Vinte três armas foram negociadas legalmente em Minas Gerais por dia, desde 2005, ano do plebiscito nacional sobre desarmamento, segundo relatório da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, órgão responsável pelo controle de venda de armamento no país. Obtidos com exclusividade pelo Estado de Minas, os dados mostram que 42.858 pistolas e revólveres foram vendidos em cinco anos. Nesse período, o negócio das armas sofreu aumento de 45,8% e apresentou pico em 2007, quando 12.198 equipamentos foram vendidos no estado. No Brasil, o aumento foi de 81,2%, passando de 68.086 armas comercializadas em 2005 para 123.338 em 2010.

A campanha do desarmamento recomeça com o fim da burocracia, que em muitos casos desencorajava o cidadão: de acordo com o Ministério da Justiça, até hoje ainda há pessoas que não receberam o pagamento pela entrega das armas na primeira campanha, por causa da obrigatoriedade da perícia. Desta vez, o dinheiro sairá antes mesmo do exame no armamento, em 24h depois da entrega. Para receber a recompensa de R$ 100 a R$ 300, dependendo da arma, basta apresentar um protocolo em qualquer agência do Banco do Brasil. O cidadão não será identificado pelo CPF, como antes.

Este ano, as armas também serão inutilizadas diante do cidadão que fez a entrega no posto. Uma marretada vai danificar o armamento, evitar o desvio e dar mais segurança ao processo de recolhimento nos postos. Haverá aumento no número de locais para entrega, como unidades da Polícia Militar, delegacias das polícias Civil e Federal, ONGs e igrejas. As Forças Armadas também ofereceram seus quartéis. Na sexta-feira, o ministro José Eduardo Cardozo lança a oficialmente a campanha no Rio de Janeiro, onde, há quase um mês, um jovem armado invadiu uma escola em Realengo, na Zona Oeste, e matou 12 crianças, o que reacendeu as discussões sobre o desarmamento.

Quem quiser entregar sua arma, registrada ou não, deve entrar no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br) e imprimir o Guia de Trânsito de Arma de Fogo, que deverá ser preenchido especificando os endereços que delimitam o percurso que fará com a arma e a data de entrega. Com o documento em mãos, a arma poderá ser levada até o posto de recolhimento indicado, embalada e sem munição. A partir de segunda-feira, a PF vai atualizar os endereços de recolhimento em seu site, em um sistema de acesso mais rápido.

Assuntos Relacionados

segurança 8783675042509119791

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item