a

Economia mineira desacelera por causa do setor industrial

A economia mineira continua em trajetória de desaceleração, mas mantém um desempenho acima da média nacional. Pelo terceiro trimestre seguid...

A economia mineira continua em trajetória de desaceleração, mas mantém um desempenho acima da média nacional. Pelo terceiro trimestre seguido, o Estado registrou queda na taxa de crescimento, com incremento de 3,4% no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Brasil cresceu 3,1%. Embora Minas Gerais tenha forte perfil agrícola e industrial, foi o setor de serviços impediu que a desaceleração fosse ainda maior, com ajuda da construção civil.

De acordo com o Boletim de Conjuntura Econômica divulgado ontem pela Fundação João Pinheiro (FJP), enquanto o setor agropecuário caiu 1,1% em relação ao segundo trimestre de 2010 e a indústria cresceu 2,5%, o setor de serviços registrou aumento de 4,6%, acima da média nacional de 3,4%.

O pesquisador do Centro de Estatística e Informações da FJP, Reinaldo Carvalho de Morais, explica que o setor de serviços em Minas Gerais vai bem porque, ao contrário da indústria, as famílias ainda não sentiram o efeito da crise. "O mercado internacional para de comprar e afeta as exportações, mas o consumo das famílias ainda não foi afetado, o que pode ser justificado pela baixa taxa de desemprego e o aumento da massa salarial, que permite que as pessoas continuem comprando", explica Morais.

De acordo com o pesquisador, o resultado positivo do setor de serviços pode ser visto claramente nos indicadores do comércio, que registrou aumento de 9% em Minas Gerais, contra 4,9% da média brasileira, neste segundo trimestre.
No setor industrial, a indústria de transformação cresceu apenas 0,8% e a extrativa mineral caiu 0,7%. Ao todo, o setor cresceu 2,5%, depois de subir 5,7% no primeiro trimestre. O desaquecimento só não foi maior porque a construção civil apresentou forte crescimento de 8,5% em Minas Gerais, quatro vezes acima da média nacional de 2,1%.

O economista e coordenador sindical do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-MG), Daniel Furletti, explica que o setor mineiro já vem crescendo acima da média nacional há muito tempo. "Na média de 2004 a 2010, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) da construção subiu 4,32% ao ano no Brasil, em Minas a taxa anual foi de 6,5%. Só no ano passado, o crescimento mineiro foi de 8,5% versus 2,1% do país", compara.

Assuntos Relacionados

Minas Gerais 4878393306709460771

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item