a

Ministério da Educação divulga o gabarito oficial do Enem

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça (25) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste...

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta terça (25) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste fim de semana. As respostas corretas podem ser baixados no site do Enem.
Por volta de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram para o exame nos dias 22 e 23 em todo o país. No entanto, o índice de abstenção foi de 26,4%, o que representa mais de 1,4 milhão de candidatos.

Foram quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma. De acordo com o edital do Enem, o resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado em 4 de janeiro de do ano que vem.


Como saber a nota

O Enem é corrigido pelo sistema de Teoria de Resposta ao Item. Somente pelo gabarito, não dá pra saber a nota final. Esse cálculo é feito levando em conta a "calibragem" das questões e só é divulgado em 2012 pelo MEC.
Pelos critérios de correção, uma pergunta com baixo índice de acerto é considerada "difícil" e tem mais peso na pontuação final. Aquelas em que mais gente colocou a resposta correta, são apontadas como "fáceis" e valem menos pontos para a nota final. Isso significa que dois participantes que acertaram o mesmo número de questões podem ter médias diferentes, por conta desses níveis de dificuldade.

Pelo sistema, não há pontuação máxima ou mínima que cada candidato pode alcançar - exceto a redação, que é corrigida por notas simples entre 0 e 1000. Só depois o Inep constroi uma escala de avaliações máximas e mínimas que permitem ao estudante comparar seu desempenho com o de outros alunos.

Assuntos Relacionados

Enem 7551800124173615817

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item