a

Paciente com câncer espera até 4 meses por tratamento no SUS

Certamente muita gente já teve pesadelos em que tenta se livrar ou correr de algo, mas se sente preso ou impotente diante do perigo. Para mu...

Certamente muita gente já teve pesadelos em que tenta se livrar ou correr de algo, mas se sente preso ou impotente diante do perigo. Para muitos brasileiros que estão com câncer e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) é como se esse pesadelo fosse realidade.

Enquanto luta pela sobrevivência, o paciente precisa encarar a agonia das filas. Para fazer radioterapia, por exemplo, o tempo de espera no ano passado chegou a quatro meses, aponta uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgada no último dia 31. Cada dia perdido diminui as chances de cura e colabora para o avanço dos tumores.

As deficiências do SUS e as limitações no tratamento de câncer estiveram em discussão nas redes sociais nos últimos dias, depois que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva descobriu um tumor na laringe. Imediatamente, internautas iniciaram um movimento sugerindo que o político se tratasse na rede pública.

Sem considerar o tom político das críticas e as manifestações preconceituosas, há informações um tanto verdadeiras, um tanto falsas nos argumentos que circulam na internet. O Brasil ainda descumpre o parâmetro internacional que exige o início do tratamento no máximo 30 dias após o diagnóstico, mas é fato que o SUS triplicou os investimentos em oncologia nos últimos 12 anos. Em 2010, o setor recebeu R$ 1,8 bilhão, contra os R$ 470,5 milhões de 1999.

"Não estamos satisfeitos com as médias de tempo de espera atuais", reconhece o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Pelo levantamento do TCU, um paciente com câncer que precise de cirurgia no Brasil é obrigado a esperar, em média, três meses. Para quimioterapia, são dois meses e meio de fila. O TCU não calculou a média de espera nos Estados e determinou prazo de 90 dias para que o governo federal apresente soluções.

Assuntos Relacionados

Saúde e Esporte 3603475304178325601

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item