a

Suspeita de defeito em urna pode mudar resultado da eleição em Itapagipe

ilustrativa Um episódio particularmente estranho ocorrido na seção 15 do colégio eleitoral de Itapagipe/MG na eleição do dia 7 de outu...

ilustrativa

Um episódio particularmente estranho ocorrido na seção 15 do colégio eleitoral de Itapagipe/MG na eleição do dia 7 de outubro gerou acusações de defeito na urna e desencadeou suspeitas de que isso poderia ter comprometido o resultado da votação e a definição do vencedor do pleito. O fato motivou manifestos de indignação e relatos de problemas em outras urnas.

De acordo com o que denunciou fiscais das coligações “Por Amor a Itapagipe”, do candidato Jero (PR) e “Itapagipe Pode Mais”, da candidata Karina (PMDB), uma senhora chegou para votar na seção 15 e descobriu que alguém já teria votado usando o número do seu título de eleitor, tendo, inclusive, assinado o livro de presença. Diante do fato, questiona-se que, se alguém votou por ela, pode-se ter votado também para outros eleitores.

Apesar da gravidade do fato a chefe do cartório eleitoral, mesmo diante da insistência dos delegados das duas coligações recusou-se a relatar tal fato em Ata para impugnar a referida urna. O caso aconteceu por volta das 15h30.

Além deste episódio em especial, houve diversas outras reclamações de que não aparecia a foto do candidato e que o eleitor era orientado pelos mesários a apertar a tecla “confirme” apesar de não ter certeza de em qual candidato estava votando. Muitas vezes, disseram outros, a votação era dada como encerrada apenas com o voto no vereador. Fatos semelhantes foram relatados em diversas outras seções, além da de número 15.

“Na minha seção houve pelo menos 20 desses casos”, contou uma mesária da seção 12. “A pessoa votava para vereador e quando ia votar para prefeito, dava como finalizada. Aí eles reclamavam que não tinham acabado de votar”.

“Não demos muita importância na hora porque na nossa seção tem muito idoso e pensamos que eles estavam era com dificuldades para votar”, justifica. “Mas depois, analisando os fatos e todos os outros relatos parecidos das outras seções, é que caímos na real”, lamenta. “Teve uma senhora que não queria levantar da cadeira, ficou lá falando assim: ‘eu não terminei. Não votei para prefeito’, mas a urna dava como finalizada a votação”.

A eleição em Itapagipe foi vencida por Dirlei, candidato do PSDB e atual vice-prefeito, por apenas 26 votos de diferença: 3558 votos, contra 3.532 de Jero, do PR. A outra candidata, Karina, do PMDB, teve 1.171 votos.

Manifestação popular

Nem a coligação de Jero nem a de Karina aceitaram o resultado e se recusaram a assinar a ata que finalizaria o processo eleitoral. O juiz eleitoral de Itapagipe convocou uma reunião com representantes de ambas as coligações para as 10h30 desta terça-feira, 9 de outubro.

No mesmo horário, populares prometem promover uma manifestação pacífica em frente ao Fórum.

A coligação de Jero deve apresentar nesta terça, dia 9, uma representação junto ao TRE pedindo a anulação da seção 15 e a convocação de uma nova votação.

A redação do Raio X entrou em contato com o Cartório eleitoral de Itapagipe, e fomos informados que não foi constatada nenhuma falha nas urnas daquela cidade.

Do Inoticia.com.br

Assuntos Relacionados

Região 7435913354018401702

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item