a

Santo Homem

Mesmo quarenta anos após a sua morte, as obras e as lições deixadas por Frei Gabriel ainda permanecem vivas na memória e nos corações da m...


Mesmo quarenta anos após a sua morte, as obras e as lições deixadas por Frei Gabriel ainda permanecem vivas na memória e nos corações da maioria dos frutalenses.

Antônio Machi, nome de batismo do Frei Gabriel, era um homem de hábitos simples que chegou a Frutal em 1932, vindo da Itália. Durante os quarenta e um anos em que permaneceu no município, o religioso foi responsável pela construção de importantes instituições que prestam valorosos serviços para o município como o Asilo Pio XII, a Casa da Criança e a Santa Casa.

De acordo com a professora, Maria José Lacerda, apesar de Frei Gabriel ser analfabeto, ele era uma pessoa extremamente lúcida e preocupada com o bem-estar do próximo. “Ele não sabia escrever, por isso, sempre até a minha para que escrevesse cartas fazendo pedidos de doações ou então missivas para confortar aquelas pessoas que necessitavam de ajuda ou simplesmente de uma palavra amiga”.

Maria José ressalta que o Frei tinha uma fé inabalável e acreditava piamente que Deus jamais o desempararia nos momentos de dificuldade. “Muitas vezes não havia comida para alimentar os idosos do asilo, mas o Frei jamais desanimava e acreditava que as pessoas iriam doar mantimentos para a entidade e graças a Deus e ao auxílio dessas almas caridosas o asilo nunca desamparou seus moradores”.

Igreja da Matriz


A professora relembra dois momentos que marcaram os anos de convivência com o Frei. “Quando o município Frutal participou do programa cidade contra cidade apresentando por Sílvio Santos. O apresentador ficou simplesmente fascinado pela figura do Frei Gabriel e lhe deu de presente uma viagem para Itália para que ele pudesse visitar o país natal. Outro momento que jamais esquecerei, mas que me deixou muito triste, foi que quando eu fui ter a minha primeira filha o médico antes de me aplicar a anestesia me informou que o estado de saúde de Frei Gabriel não era dos melhores e quando eu acordei da anestesia recebi a triste notícia de que ele não estava mais entre nós”.

A aposentada Ceci Tereza Maia que também conviveu com Frei Gabriel relembra que o religioso participou ativamente da construção da Igreja da Matriz. “Frei Gabriel literalmente colocou a mão na massa e trabalhou como servente de pedreiro na construção da Igreja da Matriz”

A Igreja Católica realiza hoje celebração dos 40 anos de morte de Frei Gabriel. A missa acontece na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde se encontram os restos mortais do religioso. O Padre Sebastião faz um convite para os fiéis acompanharem a celebração em memória de Frei Gabriel. “Será uma bela homenagem para um homem que sempre estará no coração e na memória de todos os frutalenses”.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item