Polícia Militar recupera carreta carregada de TVs
Carreta furtada no interior do Estado de São Paulo foi localizada na tarde de ontem, estacionada no pátio de um posto na BR-050. O veículo...
Carreta furtada no interior do Estado de São Paulo foi localizada na tarde de ontem, estacionada no pátio de um posto na BR-050. O veículo estava carregado com TVs de LCD que seriam levadas para Belém-PA.
Policiais militares de Frutal-MG solicitaram aos militares de Uberaba informações sobre a carreta que foi tomada de assalto
A central de monitoramento entrou em contato com os militares de Frutal, afirmando que haviam recuperado o sinal em um posto de combustíveis na BR-050, dentro do município de Uberaba.
Comandados e acompanhados pelo CPU, tenente Edson, a viatura comandada pelo cabo Marcelo e composta pelo soldado Santana se deslocaram até o posto. No local, foi encontrada abandonada a Scania, cor branca, placas HDI-9183/Uberlândia. O acusado de ter realizado o roubo não foi localizado. Segundo testemunhas, ele havia saído do local cerca de meia hora antes da chegada dos policiais.
O membro de uma seguradora da empresa paulistana que fazia o transporte dos eletroeletrônicos, afirmou que apenas metade da carga estava na carreta após ser recuperada. Dentro do baú foram encontradas diversas TVs de LCD de diferentes polegadas.
A perícia foi acionada ao local, e durante verificação na Scania, os militares encontraram ainda um Jammer, aparelho que bloqueia o sinal do satélite que realiza rastreamento do veículo. A carreta foi monitorada por rastreador que tem no fundo do veículo.
De acordo com a empresa que realiza o monitoramento, a Scania permaneceu durante muito tempo parada em um canavial na cidade de Frutal, antes de vir para Uberaba, quando perderem o sinal. A carreta foi lacrada pela perícia e rebocada para o pátio conveniado ao Detran. O Jammer também foi apreendido e encaminhado à delegacia de plantão. A polícia realizou rastreamentos na região, mas ainda não encontrou o suspeito.
============
PSDB e PMDB lideram corrida nos Estados
Pesquisas do instituto Ibope em 14 Estados e no Distrito Federal mostram que o PSDB tem cinco candidatos a governador em primeiro lugar na corrida eleitoral - três deles em situação de empate técnico com adversários. O PMDB vem a seguir, com quatro candidatos na liderança - três deles venceriam no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje.
O PSDB lidera
Também há tucanos à frente na Região Norte. Em Rondônia, o ex-governador Expedito Júnior lidera, com 26% das intenções de voto, mas sua candidatura está pendente de aval da Justiça Eleitoral. No Amapá, Jorge Amanajás (PSDB) tem 24% das preferências e divide a liderança com Lucas Barreto (PTB), com 25%. Outro empate se registra em Roraima, onde o governador José Anchieta (PSDB) disputa a reeleição com o ex-governador Neudo Campos (PP). Ambos tem 41% da intenções de voto.
Em Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) tem 40% e está empatado tecnicamente com o atual governador, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), com 43%. Um deles será o vencedor no primeiro turno, pois só há dois candidatos.
Além de Gaguim, no Tocantins, há peemedebistas na liderança
============
Pesquisa: uma em cada 5 mulheres já fez aborto no Brasil
Um pesquisa feita pela Universidade de Brasília apontou que uma em cada cinco mulheres de 40 anos já fez algum aborto em algum momento da vida no Brasil. De acordo com a antropóloga e professora da Universidade de Brasília Debora Diniz, isso representa 5,3 milhões de mulheres. "Metade delas usou medicamento, nós não sabemos que medicamento é esse; a outra metade precisou ficar internada pra finalizar o aborto", disse.
De acordo com Débora, a pesquisa foi realizada em todas as regiões urbanas do País, nas capitais e grandes cidades. Não foi possível realizar um levantamento nas áreas rurais, porque "não podíamos incluir mulheres analfabetas", disse. Segundo a antropóloga, as pesquisadoras usavam uma urna secreta para realizar o levantamento. Para ela os dados levantados significam "um tremendo impacto na saúde pública brasileira".
============
Recenseadores começam visitas do Censo 2010
Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começam nesta segunda-feira, as visitas do Censo 2010. Cinquenta e oito milhões de casas em todo o país serão visitadas. O morador deve ficar atento quanto a identificação do recenseador: eles utilizarão boné do censo e colete azul. Em caso de dúvida, a pessoa pode ligar para o 0800-721-8181.
============
No semestre, País bate recorde de transplantes
O Brasil realizou 2.367 transplantes de órgãos no primeiro semestre. Recorde, o número é 16,4% maior que o registrado no mesmo período em 2009. O desempenho é comemorado pelo Ministério da Saúde, que atribui o avanço à melhor capacitação dos profissionais. Apesar da alta, os procedimentos seguem concentrados: São Paulo tem 52% de todas as ocorrências e Minas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, juntos, têm 20%. Enquanto isso, Amazonas, Goiás e Rondônia não tiveram nenhum órgão transplantado.
Dados do Ministério da Saúde mostram que ocorreu aumento do número de transplantes de praticamente todos os órgãos. O procedimento mais realizado foi o de rim, com mais da metade dos casos: 1.486 brasileiros recebem esse órgão nesses seis meses. O número cresceu 21% se comparado ao ano passado. Em seguida, o fígado teve 663 ocorrências, com aumento de 36%. O coração teve um caso a menos na comparação com o 2009, somando 99 procedimentos.
Uma das ações treinou equipes para a manutenção de pacientes em casos de morte encefálica. Outra foi a criação de organizações de procura de órgãos, entidades que fazem a intermediação entre centrais, hospitais e famílias.
Para Beltrame, medidas como essas aumentaram o número de doadores, que avançou 17% e atingiu 963 no semestre. Com essa evolução, o Brasil atingiu a média de 10,06 doadores a cada 1 milhão de habitantes. O número ainda é muito inferior ao observado em países desenvolvidos, como a Espanha que tem cerca de 35 doadores a cada 1 milhão.
São Paulo, o Estado com a melhor média brasileira, tem 22,7 doadores por milhão. "Há apenas quatro anos, o índice paulista estava em 11. Hoje, já dobrou. Por isso nos faz imaginar que podemos chegar em pouco tempo a um patamar mais próximo de países como a Espanha", diz.
Escassez localizada. Enquanto alguns Estados caminham para indicadores europeus, outros simplesmente não têm transplantes. No semestre, Amazonas e Rondônia não tiveram nenhum doador e, por isso, nenhum procedimento. Mas o caso mais dramático é de Goiás, onde 13 pessoas doaram órgãos, mas nenhum deles foi aproveitado. O Estado ficou na lanterna do ranking de transplantes.
============
RESULTADO DA CAMPANHA SHOW DE PRÊMIOS DA APAE
CARRO
ARIMATÉIA GONÇALVES VENTURA
TV
CÉLIA TRINDADE MARTINS
CÂMERA DIGITAL 12 MEGA
MARCOS TOMÁZ GODOI
MICRO-SISTEM
FLÁVIA GAMBARDELLA DE MORAIS
BICICLETA
GISLAINE SOUZA