TRE acredita que brasileiro deve levar um minuto e meio para votar
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor brasileiro levará, em média, um minuto e meio para votar nas eleições de outubro...
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor brasileiro levará, em média, um minuto e meio para votar nas eleições de outubro. São esperados cerca de 15 segundos para votar em cada um dos cargos que aparecerão nas urnas: um presidente, um governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual ou distrital.
O tempo estimado é calculado do momento em que o eleitor se dirige à urna até o momento que ele vota para o último cargo. A média para este ano foi calculada tomando por base os números de 2008, quando os eleitores fizeram uma média de 31 segundos para votar em prefeito e vereador.
Além disso, o tempo entre a digitação do título pelo mesário e o início da votação na urna é estimado em 8 segundos. Essa projeção, feita no ano passado, não inclui o tempo gasto para votar na urna biométrica, pois, em 2008, o sistema funcionou em fase de teste em apenas três municípios.
Neste ano, 1 milhão de pessoas votarão por meio do sistema de reconhecimento das digitais. Eleições simuladas com o novo método, realizadas no dia 21 de agosto, apontaram que, apesar de o sistema ser mais seguro por evitar fraudes, pode fazer com que leve mais tempo para os eleitores deixarem o local de votação.
Para evitar atrasos ainda maiores ou mesmo a confusão entre candidatos, é recomendável que o eleitor leve o número anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.
=============
Bebês terão certidão de nascimento na maternidade
A partir de outubro, a criança que nascer em qualquer maternidade ou hospital, público ou privado, terá certidão de nascimento. A emissão do documento será gratuita e online, conforme definido na segunda-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Unidades interligadas vão garantir comunicação imediata e segura entre os cartórios e as maternidades. O sistema informatizado será feito com o uso de certificação digital.
Assim que a criança nascer, o responsável credenciado pelos registradores oficiais para atuar no centro médico solicitará os documentos da mãe e do pai, fará a digitalização dos dados e transmitirá as informações ao cartório.
Em seguida, os dados serão conferidos e registrados, possibilitando que, também por via eletrônica, a certidão volte para a maternidade e lá seja devidamente impressa e entregue à mãe, no momento da alta médica.
Os credenciados serão treinados pelos registradores e por suas entidades, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O registro de nascimento será feito no cartório da circunscrição de residência dos pais ou no local de nascimento, conforme a opção dos interessados.
=============
Trabalho infantil atinge 477 mil crianças e adolescentes em Minas
Dados do mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, revelam que o país tem 123 mil crianças com idade entre 5 e 9 anos trabalhando. O cenário é ainda mais preocupante na faixa etária dos 5 aos 17 anos, com 4,3 milhões de meninos e adolescentes ocupados. O número representa quase 10% da população nessa idade.
Minas Gerais usa a mão de obra de 477 mil jovens com idade entre 5 e 17 anos. São 13 mil crianças de
Apesar de a exploração da mão de obra infantojuvenil apresentar queda desde a década de 1990, o ritmo da redução em 2009 foi menor que em anos anteriores. Em todo o país, 202 mil jovens dos 5 aos 17 anos saíram do mercado de trabalho de 2008 para 2009, o que representa uma diminuição de 4,5%.
No entanto, a queda no número de trabalhadores na mesma faixa etária foi mais intensa de 2007 para 2008, quando chegou a 7,6%. Outro agravante é que nem todas as regiões do Brasil registraram redução. No Nordeste, por exemplo, o número de adolescentes de 14 e 15 anos trabalhando subiu de 443 mil para 464 mil de 2008 para 2009, um aumento de 4,7% no período.
Os novos dados, mesmo alarmantes, não são motivo de desânimo para especialistas e autoridades, que apostam em avanços e melhorias na vida de crianças e adolescentes nos próximos anos. A coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, Elvira Melo, não abandona o otimismo, mas cobra ações mais efetivas por parte do poder público.
“O Brasil se comprometeu a erradicar o trabalho infantil dos 5 aos 9 anos até 2015 e continuo acreditando que atingiremos essa meta. O maior problema está concentrado na faixa etária dos 14 aos 16 anos. Eles estão legalmente proibidos de trabalhar, mas sofrem com a carência de escolas em tempo integral, formação profissional, lazer, esporte e cultura. Ou seja, faltam investimentos e políticas públicas efetivas”, lamenta Elvira.
Inadimplência em agosto tem maior alta desde 2005, diz Serasa
Crescimento foi de 11,5% sobre o mesmo período do ano passado. A inadimplência do consumidor no país cresceu 11,5% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Serasa divulgado nesta segunda-feira (13). Essa é a maior alta para meses de agosto desde 2005, de acordo com a pesquisa.
"O consumidor aproveitou a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado, acabou acumulando dívidas e com isso não conseguiu honrar seus compromissos", analisou a empresa de informações de crédito.
Na comparação com o mês anterior, julho, a inadimplência teve alta de 1,8%. Já no acumulado do ano, o índice registra alta de 0,2% em relação ao intervalo de janeiro a agosto de 2009.
As dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência, com alta de 5,9%. Por valores, o cheque foi a modalidade de pagamento não honrado que registrou o maior aumento médio, de 32,7%, para R$ 1.235,18.
Os economistas da Serasa afirmam que os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade de geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, ao longo dos próximos meses, a tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito, conforme vem ocorrendo nos últimos trimestres.
=============
Polícia Militar Rodoviária apreende contrabando na MG-255
Na última sexta-feira, por volta das 10hs da manhã, a Polícia Militar em decorrência da operação ao contrabando/descaminho em conjunto com o Núcleo de Repreensão da Delegacia da Receita Federal, fizeram a abordagem do veículo Fiat Stilo, com placa de Uberaba, o qual na ocasião estava sendo conduzido pelo autor Carlos D. G.. Os co-autores ocupantes do veículo Nilza R. S., Leonardo K. S. e Luiz C. S. F.. Ao serem abordados, levavam consigo os materiais apreendidos provenientes do Paraguai, os quais não possuíam Nota Fiscal e ultrapassavam a cota estabelecida para compra de materiais no exterior. Em razão do exposto, fizeram à qualificação dos envolvidos e a retenção dos materiais, os quais foram encaminhados para Delegacia de Receita Federal para as demais providências cabíveis.
=============
Homem tem arma apreendida após invadir residência em Planura
Na sexta-feira (10), por volta das 12hs, a Polícia Militar compareceu em uma propriedade rural próxima ao Rio Uberaba, município de Planura, onde a vítima Jacira M.R., relatou que o autor Jose R.F., sem motivo adentrou em sua residência de posse de uma faca, o qual foi dominado por terceiros, deixando a faca sobre uma caixa mala que estava no interior do quarto do casal. Em contato com o autor, que usava palavras desconexas e aparentava sofrer problema mental, informou possuir arma de fogo, sendo uma espingarda do tipo polveira. Diante do exposto a PM deslocou até o local onde o autor reside e localizou a arma escondida em um canavial, próximo a casa dele. O autor foi conduzido a Delegacia de Polícia juntamente com o material apreendido para esclarecimento dos fatos.
=============
Ladrão arromba porta e furta no Centro Viva Vida
No sábado (11), por volta de 1:30hs da tarde, a Polícia Militar compareceu na Rua João Carlos Ribeiro, Jardim das Laranjeiras, (Centro Viva a Vida), onde à testemunha Patrícia P.V.L., relatou que deparou com a fechadura da porta da frente do estabelecimento, arrombada e quando adentrou verificou que indivíduo não identificado havia furtado a televisão em cores, tela plana de 21", não sabendo informar a marca, que estava fixada na parede, observou também que danificaram a fechadura da porta da sala da recepção e da sala de reunião.
=============
Briga generalizada termina com a prisão de um adolescente
No domingo (12), por volta de 2hs da manhã, no Parque de Exposição, a Polícia Militar teve que intervir em uma briga generalizada entre varias pessoas, contudo ninguém se feriu. Um rapaz de 17 anos, envolvido na confusão, foi detido.
=============
Adolescentes são flagrados tentando furtar na UEMG
No domingo (12), por volta de 2hs da tarde, a Polícia compareceu na Avenida Professor Mario Palmerio, onde seis menores tentaram furtar a lanchonete da Universidade. A testemunha visualizou um dos menores forçando a porta da referida lanchonete e quando foi abordá-los, os menores evadiram em meio ao matagal existente aos fundos da referida universidade, sendo que dois deles não conseguindo correr, sendo abordados pelas testemunhas. Segundo M.S.A.B., 12 anos e M.A.S.A.B., 09 anos, os mesmos haviam sidos chamados pelo menor R.S.O., de 17 anos para na companhia dos demais menores, juntos furtarem a referida lanchonete. Os demais autores não foram localizados pela PM, porem os mesmos foram qualificados através dos seus responsáveis. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.
=============
Mulher agride homem em bar no Frutal III
No domingo (12), por volta de 3:30hs, a Polícia Militar compareceu a rua E, bairro Frutal III, onde em um bar, a autora Lucina J.B.A., por motivos fúteis desferiu um golpe de garrafa contra o rosto do Sr. Josué A.P., causando ferimentos nos dois. Diante do exposto todos foram socorridos por uma unidade de resgate do corpo de bombeiros ao hospital Frei Gabriel e posteriormente liberados. Em seguida, vítima e autora foram conduzidos à delegacia de polícia para providências subseqüente.