TRE realiza atividades para tentar diminuir abstenções neste 2º turno
Amanhã, milhares de eleitores vão voltar às urnas, em todo o país, para a escolha do novo presidente. E para tentar diminuir o número de ab...
Amanhã, milhares de eleitores vão voltar às urnas, em todo o país, para a escolha do novo presidente. E para tentar diminuir o número de abstenções neste segundo turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realiza várias atividades.
Na reta final para o segundo turno das eleições, em Minas Gerais muitas pessoas já estão preparadas para participar da escolha do presidente. Entretanto, ainda tem gente que nem se preocupa com o assunto.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, no estado cerca de 25 mil eleitores deixaram de votar ou não justificaram no primeiro turno. Em Uberaba o índice de abstenção chegou a quase 17%, em Araxá a 15%, em Uberlândia a 14% e em Divinópolis a 13%.
Para melhorar as estatísticas e, principalmente, estimular o voto, a Justiça Eleitoral realiza várias atividades. Uma delas é disponibilizar uma urna eletrônica para que o eleitor possa treinar e tirar as dúvidas antes das eleições.
No cartório eleitoral em Divinópolis o movimento é para quem quer regularizar a situação. O auxiliar administrativo Itamar Borges aproveitou para justificar o voto, ainda dentro do prazo, que é de 60 dias após cada pleito. “Não pude votar antes, mas nesta votarei”, comenta.
E muita gente ainda tem dúvidas. “Quem não votou no primeiro turno pode votar neste segundo turno normalmente, explica a chefe de cartório, Cintia Faria de Oliveira Greco. Ainda segundo ela, o importante é não deixar de votar ou justificar.