a

Polícia mineira estuda usar arma não letal

  Sob a mira de uma faca, um sequestrador mantém uma mulher como refém. Horas a finco de negociação com especialistas mais experientes ...

 

Sob a mira de uma faca, um sequestrador mantém uma mulher como refém. Horas a finco de negociação com especialistas mais experientes não surtem efeito. Atiradores de elite estão posicionados para executar o criminoso com um tiro de precisão, mas, como as forças de segurança trabalham na tentativa de manter todos os personagens vivos, a decisão é por invadir o apartamento e tentar a libertação. Sem sangue. Mas há um impasse: como retirar com vida da cena do crime os dois envolvidos?

 

A cena narrada se passou no interior do Rio de Janeiro e a solução do grupo de inteligência da Polícia Militar foi o uso de um revólver de choque – conhecido como taser – para evitar uma tragédia. Distante cerca de 10 metros, o policial disparou um dardo energizado, capaz de imobilizar o alvo, deixando-o sem ação até ser feita a prisão.

 

Nos últimos anos, para reduzir a letalidade na ação policial no Brasil, recorreu-se ao uso de tecnologias não letais e Minas adere ao modelo de armamento nos próximos meses: a Guarda Municipal e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) projetam o uso de dois exemplares – spray de pimenta e taser.

Em 2007 e 2008, 125 civis morreram no estado em confronto com policiais, de acordo com o estudo da Seds “Letalidade no sistema de defesa social de Minas”. Além disso, mais de 230 civis ficaram feridos. O levantamento aponta que os números vêm caindo, mas ainda são bastante significativos com uma morte a cada cinco dias, o que poderia diminuir ainda mais, com a adoção das novas armas.

 

A proposta da Seds para o uso do taser é que o agente de segurança tenha a opção de um armamento intermediário, entre o cassetete e a pistola calibre 40. Podendo ser usado em casos de proximidade entre policiais e criminosos, o aparelho permitiria a detenção imediata do suspeito em caso de resistência. Atualmente, a única força de Minas a usar o taser é o Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar.

Ao se aproximar do criminoso, o policial dispara o revólver, que lança dardos energizantes responsáveis por descargas elétricas no organismo da pessoa. Sem reações, é possível algemá-la e prendê-la, sem a necessidade de ferimentos mais graves – apesar de médicos e especialistas em segurança criticarem a adoção dos choques.

O uso dos aparelhos de choque por parte das forças de segurança pública brasileiras teve início em meados da última década. Na tentativa de diminuir a letalidade policial, principalmente das PMs, responsáveis pelo cerco ostensivo, a adoção dessas armas passou a ser incentivada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – braço do Ministério da Justiça. Caso emblemático é o da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Muitas vezes criticada pelo abuso de forças, a corporação adotou o equipamento em ações estratégicas.

Em território fluminense, a tecnologia não letal é usada com frequência e é meta oferecer treinamento especial para toda a tropa convencional. Segundo o porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, capitão Ivan Blaz, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Tropa de Choque usam tanto gás de pimenta quanto o aparelho de choque. “As armas não letais, entre outras situações, são indicadas para uso em resgate de reféns e para dispersar multidões”, explica o militar. “A ação rápida e o efeito imediato possibilitam que, momentaneamente, uma pessoa em atitude marginal seja incapacitada”.

=============

Abertas as inscrições para o Enem 2010

Estão abertas, até 9 de julho, as inscrições para o Enem 2010. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela site do MEC e, ao fazer a inscrição, o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade, já que não está permitido usar o documento do pai ou da mãe. Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.

A taxa de inscrição é de R$ 35, mas estão isentos do pagamento os alunos de escola pública da última série do ensino médio. Além deles, serão beneficiados os que comprovarem a impossibilidade de pagamento e assinarem declaração de carência. A prova será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro e a nota do Enem, além de ser pré-requisito para o ProUni, pode ser usada pelos estudantes para entrar em universidades públicas e particulares e para obtenção de certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

=============

 

Convenções definem apoio a Anastasia


Chapa encabeçada pelo governador Antônio Anastasia foi homologada ontem em convenção realizada pelo PSDB, em Belo Horizonte. Além de Anastasia, tiveram candidaturas homologadas o ex-governador Aécio Neves e o ex-presidente Itamar Franco que disputarão cadeira no Senado. De acordo com a assessoria do partido tucano, o plenário da Assembleia Legislativa foi totalmente tomado pelos convencionais, ex-governadores, militantes do PSDB e de partidos aliados.

 

Para Aécio Neves, essa chapa é natural e não foi formada para atender a interesses externos. “Do lado do PSDB estão os que querem o melhor para Minas Gerais, ao lado das propostas baseadas em resultados e que significa o caminho para que Minas continue avançando. Do outro lado está a negação de tudo o que fizemos”, ressaltou. A aliança mantém todos os partidos que apoiam o projeto implantado nos últimos sete anos e meio no Estado. Durante a convenção tucana, ainda tiveram candidaturas homologadas os atuais deputados, estadual Fahim Sawan, e, federal Nárcio Rodrigues.

 

=============

 

Cemig fica livre de fazer a recuperação de mananciais na região


Tribunal livra Cemig de cumprir sentença ordenando que a empresa promova investimentos imediatos visando a proteção e preservação ambiental dos mananciais hídricos de Uberaba, Água Comprida, Campo Florido e Veríssimo. Inconformado com a determinação da 3ª Vara Cível da comarca, dentro da Ação Civil Pública de iniciativa do promotor Carlos Valera, a concessionária recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Se a promotoria fundamentou a ação com base na Lei Estadual nº 12.503/97, que determina a reconstituição da vegetação ciliar, a Cemig alegou que o texto legal ainda depende de regulamentação. Outro argumento usado dá conta que o texto é inconstitucional já que só a União teria competência exclusiva para legislar sobre energia elétrica.

A lei citada obriga as concessionárias de energia a aplicar percentual de 0,5% do total de sua receita na proteção e na preservação ambiental dos mananciais hídricos.

O ordenamento expedido pela juíza Régia de Lima era na forma de antecipação de tutela, que é uma espécie de liminar antecipando o pedido do Ministério Público. Entretanto, os desembargadores da 6ª Câmara Cível tornaram sem efeito a medida, entendendo ser necessário o julgamento do mérito no processo.

=============

Empresários aprovam redução da carga tributária em Minas


Medidas para reduzir a carga tributária anunciadas pelo governador de Minas, Antonio Anastasia, foram bem recebidas pelos empresários e executivos dos setores favorecidos. A taxação sobre a indústria de confecções cairá de 12% para 7% nas operações intermediárias e os galões de água mineral terão o ICMS diminuído de 18% para 12%.

Para Mário Célio Carvalho, gerente de uma loja de confecções na cidade de Uberaba, esta oscilação chegará ao comércio e poderá ser repassada aos clientes. “Já estava passando da hora de ser tomada esta providência. Todos ganham com isso: os lojistas, que podem reduzir os preços de seus produtos, vendê-los mais e, consequentemente, obter lucros maiores, e os consumidores, que, com os valores menores, poderão comprar mais”, avalia.

Dalmo Dias da Rocha, um dos proprietários de uma distribuidora de água uberabense, lembra que qualquer tipo de redução rende reflexos positivos para os consumidores e para os comerciantes. “Geralmente há quedas de preços após uma desoneração tributária como essa. Ainda não recebemos uma confirmação neste sentido da fábrica produtora das águas que vendemos, mas esperamos esta redução para melhorar a situação geral deste segmento”, afirma.

Ainda de acordo com Dalmo Dias, quando os impostos sobre os produtos são altos, quem perde é a economia local. “A alta carga tributária onera o preço final e trava as negociações. Com a diminuição dela, há a perspectiva de crescimento das vendas”, acredita. Para ser beneficiada por essas medidas, a empresa interessada deverá manifestar-se junto à Secretaria de Estado da Fazenda.

=============

Brasil quase completo tem defesa chilena desfalcada pela frente

Nas outras vezes que teve o Brasil pela frente em Copas do Mundo, em 62 e 98, o Chile deu adeus à competição. Por mais que o discurso de Dunga e dos jogadores seja de respeito, qualquer resultado que não seja a classificação da seleção seria uma grande zebra. Não seria a primeira na África do Sul, é verdade. A Itália que o diga. O retrospecto recente, porém, de cinco vitórias brasileiras desde 2007, sempre marcando três ou mais gols, mostra uma grande diferença técnica de uma seleção para outra.

Para piorar a situação do Chile nas oitavas de final, a sua dupla de zaga titular não vai encarar o Brasil. Medel e Ponce foram suspensos por receberem o segundo cartão amarelo na derrota para a Espanha. Contreras, que jogou apenas nove minutos nesta Copa, terá a missão de marcar o ataque completo do Brasil com Kaká, Robinho e Luis Fabiano. No entanto, a seleção dificilmente estará completa no duelo decisivo desta segunda-feira, às 15h30m (de Brasília), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Felipe Melo está praticamente vetado da partida, e Elano ainda é dúvida.

Além disso, a campanha da seleção brasileira na primeira fase, mesmo sendo contestada, é muito mais sólida. A vitória magra por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte na estreia não foi tão suada quanto faz parecer o placar. O Brasil jogou com tranquilidade e só levou gol em desatenção da defesa no finzinho. Idem para o 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. O domínio foi sempre verde e amarelo. Diante de Portugal, um empate sem gols e sem sobressaltos que valeu o primeiro lugar do Grupo G.

O caminho chileno foi muito mais acidentado. Duas magras vitórias por 1 a 0 sobre Honduras e Suíça, que poderiam ter um desfecho diferente com um lance bem sucedido dos adversários. O gol diante dos europeus, por sinal, só saiu aos 29 minutos do segundo tempo, apesar da superioridade sul-americana. No último jogo, a Espanha aproveitou as falhas da defesa chilena para roubar a primeira colocação do adversário, que só precisava do empate, com uma vitória por 2 a 1.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item