a

Candidatos ao governo de Minas apostam na força de Aécio e Lula

Consideradas as votações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem como candidato o senador Hélio Costa (PMDB), e do ex-governad...

Consideradas as votações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem como candidato o senador Hélio Costa (PMDB), e do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que tenta reeleger seu sucessor, o governador tucano Antonio Augusto Anastasia, a briga pela preferência do eleitorado mineiro será voto a voto, com o lado do PSDB levando alguma vantagem. Lula e Aécio são majoritários em todas as regiões do estado, mas, mesmo assim, os partidos fazem análise dos quadros e traçam estratégias para concentrar esforços nos pontos mais críticos.

Conforme as eleições de 2006, quando Aécio e Lula foram candidatos à reeleição – o primeiro ao governo de Minas e o segundo à Presidência –, o tucano, padrinho de Anastasia, teve 80% dos votos do estado, vencendo já no primeiro turno. Já o petista, que desta vez escolheu Hélio Costa como candidato, chegou a 59,9% no segundo turno. A única região em que Aécio tem votação menor que 70% é a do Vale do Mucuri, onde tem 69,6%. Já nas áreas Central, região metropolitana, Noroeste, Oeste e Sul, tem mais de 80% da preferência. Do lado da base aliada ao presidente Lula. a vitória também estaria garantida de norte a sul. A votação mais expressiva, superior a 70%, está na Zona da Mata, no Norte e nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. No Vale do Rio Doce, o petista teve 69,8% dos votos no segundo turno. Em todas as outras regiões, o PT teve mais de 50%.

Para o presidente do PSDB, deputado federal Nárcio Rodrigues, na briga pela transferência de votos, Anastasia leva vantagem por ser o sucessor de fato de Aécio, que tem uma gestão aprovada por 92% da população. O fato de o tucano ter participado do governo Aécio e depois assumido o lugar dele, segundo o dirigente, dará segurança de que o estado continuará com a mesma filosofia e as mesmas pessoas. Do outro lado, para ele, é mais difícil convencer que Hélio Costa terá o estilo Lula de governar. “O professor Anastasia não vai disputar como afilhado político, mas como associado, um herdeiro natural que ajudou a criar os métodos administrativos. Essa é a diferença básica”, afirma. Segundo ele, Lula dará apoio, mas não tem como avalizar o peemedebista em termos de resultados.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item