a

Mulher é estuprada por encomenda em Conceição das Alagoas

O crime foi registrado por volta de 2h da madrugada de ontem em uma residência situada no bairro Santo Amaro, município de Conceição das A...

O crime foi registrado por volta de 2h da madrugada de ontem em uma residência situada no bairro Santo Amaro, município de Conceição das Alagoas. Segundo informações obtidas pela polícia, a vítima M.C.T., de 47 anos, estava dormindo, quando acordou com um homem em cima dela, tentando asfixiá-la com panos.

Em seguida, o autor passou a agredi-la com socos no rosto, amarrando-a com um cinto e, em seguida, consumou o estupro. O agressor ainda pegou uma faca na cozinha e fez ameaças de morte, alegando que teria sido pago para “realizar o serviço”. Porém, a vítima começou a gritar, pedindo socorro, e o autor acabou fugindo.

Vários policiais iniciaram as buscas e, com a ajuda de testemunhas, conseguiram localizar o autor em uma residência abandonada na rua 6, bairro conjunto Caixa. Ele foi identificado como o braçal J.S.J., 24 anos, que se encontrava escondido embaixo de folhas de papelão e colchões velhos.

Ele foi preso e confirmou aos PMs a autoria do crime, bem como que utilizou uma lima para serrar a corrente do portão da residência e entrar na casa. A ferramenta havia sido jogada em um terreno baldio, sendo localizada pelos militares.

A vítima foi encaminhada ao hospital e liberada em seguida. O autor ficou preso. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Conceição das Alagoas.

=============

 

Motociclista sofre acidente e é baleado ao mesmo tempo


A estranha ocorrência foi registrada na região no início da madrugada de ontem. Testemunhas que trafegavam pela rodovia MG-255, que liga os municípios de São Francisco de Sales e Iturama, encontraram um motociclista caído sobre a pista, já sem vida, na altura do km 134.

A vítima, identificada como Silvino Barbosa de Morais, 55 anos, que morava em uma fazenda daquela região, conduzia uma moto Honda CG 150 Titan. A cerca de 16 metros do lugar onde Silvino estava caído havia um cachorro, que morreu ao ser atropelado.

Porém, a cerca de dez metros do local, a polícia encontrou também um revólver calibre 38. A arma, com capacidade para seis tiros, tinha duas munições deflagradas. Os militares isolaram a área até a chegada da perícia.

Foi constatado que Silvino apresentava um ferimento no lado esquerdo do tórax, provocado pela arma de fogo. A princípio, a desconfiança é de que a arma tenha disparado durante o acidente, atingindo o motociclista, porém o caso será investigado.

=============

 

Depois de 15 dias, bancários põem fim à greve


Sindicato dos Bancários em Uberaba aceitou proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A assembleia realizada na noite de ontem colocou fim à greve considerada mais forte nos últimos 20 anos. Setenta bancários participaram e por unanimidade aprovaram voltar ao trabalho a partir de hoje.

Em reunião na última segunda-feira, a nova proposta apresentada pela Fenaban foi considerada positiva pela direção de greve. O acordo contemplou o aumento real de salário, valorização dos pisos e definição de mecanismos de combate ao assédio moral.

A greve dos bancários completou 15 dias e foi considerada a mais forte dos últimos 20 anos, deixando o atendimento parcial em várias agências do país. “Não alcançamos o que pretendíamos, mas a variação é muito pequena. Entendemos que agora sim, podemos aceitar o que foi proposto”, ressalta o presidente Maurício de Sousa.

=============

 

Um quarto dos reeleitos no Congresso, respondem processos no STF

Levantamento feito pelo site “Congresso em Foco”, revela que um em cada quatro parlamentares reeleitos responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 320 congressistas que se reelegeram ou garantiram nas urnas o direito de trocar de casa legislativa, 76 são alvo de investigação no STF. Juntos, eles acumulam 167 pendências judiciais.

Ainda de acordo com o site “Congresso em Foco”, há 120 inquéritos e 47 ações penais contra 71 deputados federais e cinco senadores eleitos no dia 3 de outubro. Somente o Distrito Federal e o Espírito Santo não reelegeram parlamentares com processo. Minas Gerais, com 11 nomes, e São Paulo, com dez, são as bancadas com maior número de reeleitos com problemas no Supremo.

O número de reeleitos com pendências na Justiça, porém, pode ser ainda maior. Outros cinco parlamentares processados vivem a expectativa de assumir novo mandato caso o STF decida que a Lei da Ficha Limpa só valerá a partir das próximas eleições.

Nessa situação estão os deputados Paulo Maluf (PP-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Natan Donadon (PMDB-RO), candidatos à reeleição, e Jader Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), que tiveram votação expressiva para o Senado. Esse grupo acumula dez ações penais e nove inquéritos no STF. Se não conseguirem um mandato no Congresso, perderão o foro privilegiado no Supremo e terão de responder às acusações perante um juiz de primeira instância.

=============

Dilma tem 53% dos votos válidos e Serra, 47%, diz pesquisa Ibope

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 53% dos votos válidos, enquanto José Serra (PSDB) tem 47%, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Com isso, Dilma pode ter de 51% a 55%, e José Serra, de 45% a 49%.

Levando em conta os votos totais, a vantagem de Dilma para Serra também é de seis pontos percentuais. Segundo o Ibope, ela tem 49%, e Serra, 43%. Brancos e nulos somam 5% e 3% dos entrevistados se declararam indecisos.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", ouviu 3.010 eleitores entre os dias 11 e 13 deste mês. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 35.660/2010.

=============

 

Dilma e Serra trocam acusações em programa eleitoral

 

Na busca pelos votos decisivos para a eleição do segundo turno, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PSDB) voltaram a se atacar durante o horário eleitoral exibido na tarde desta quarta-feira (13). A propaganda tucana voltou a falar que sua adversária só concorre à Presidência por causa do seu “padrinho” - se referindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem citar o nome dele - e também mostrou a reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" desta semana, sobre o acupunturista da petista que ocuparia um cargo na Casa Civil. Já o programa de Dilma fez comparações entre os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Lula, ressaltando as privatizações da Vale e da Light, e também falou sobre a falta de programas habitacionais na gestão do PSDB.

A reportagem sobre o acupunturista foi exibida no final da propaganda de Serra. No começo do programa foram exibidas imagens de recém-nascidos, fazendo uma alusão à polêmica do aborto. No entanto, não houve nenhuma referência à petista. O tucano pediu para os eleitores compararem os dois candidatos, e voltou a falar sobre a sua biografia, ressaltando que a sua adversária só disputa a Presidência por causa do seu “padrinho”.

Serra reforçou algumas propostas, como a construção de 400 quilômetros de metrô em todo o país, a reforma do aeroporto de Aracaju (SE) e a construção de hospitais regionais na Bahia. O músico Dominguinhos aparece na propaganda tucana, pedindo votos para Serra.

Dilma começou sua propaganda falando que Serra foi contra os programas do Bolsa Família e o ProUni. Depois, fez uma comparação entre os governos FHC, do qual Serra foi ministro, e Lula. Ela ressaltou a falta de programas habitacionais na gestão tucana, o que teria provocado um déficit de moradias populares em todo o país.

A candidata petista ressaltou que, quando Serra foi ministro do governo FHC, comandou o processo de privatização de algumas das principais empresas do país, como a Vale e a Petrobras, e que, como governador de São Paulo, teria privatizado 31 empresas. O vice-presidente José Alencar, e os governadores eleitos Tarso Genro (RS), Sérgio Cabral (RJ) e Cid Gomes (CE) aparecem na propaganda pedindo votos à petista.

 

=============

 

Decisão sobre apoio do Partido Verde no 2º turno será definido no domingo

Após quase seis horas de reunião entre a Executiva Nacional do Partido Verde (PV), realizada nesta quarta-feira (13), em Brasília, ficou definido que a decisão sobre o possível apoio a um dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições será definido no domingo (17). O partido levará à votação.

O partido poderá decidir apoiar José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) ou mesmo se manter neutro. Segundo a senadora Marina Silva, o consenso da reunião foi de que todas as opiniões serão contempladas. "O partido assegura o direito da minoria de manifestar sua posição caso não haja unanimidade".

Para a plenária de domingo, o PV ampliou o número de pessoas com direito a voto. Ao todo, 156 pessoas terão direito a voz e voto, entre elas pessoas do Movimento Marina Silva e lideranças religiosas que participaram da campanha eleitoral. A reunião foi marcada para as 10h de domingo no Espaço Crisantempo, em São Paulo.

O deputado federal Fernando Gabeira (RJ) explicou que, independentemente da posição oficial a ser adotada pelo partido, os correligionários poderão apoiar quem quiser, contanto que preservem o símbolo do PV. "A decisão de hoje foi: tudo será feito em paz", resumiu. Dos 57 membros da Executiva, 53 participaram do encontro.

Candidato derrotado ao governo do Rio, Gabeira declarou apoio a José Serra, mas só definirá a forma como o apoiará após a reunião nacional do PV. Os diretórios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os maiores colégios eleitorais do país, apoiam Serra. Entretanto, Marina Silva e seu vice na chapa, o empresário Guilherme Leal, estão mais propensos a manter a neutralidade.

 

=============

 

Mega-Sena pode chegar a R$ 8 milhões no sábado

A Mega-Sena acumula-se mais uma vez e o prêmio pode chegar a R$ 8 milhões no próximo sorteio que acontece no sábado (16). O sorteio pelo concurso 1.222 desta quarta-feira (13) foi realizado no município de Cambé, no Paraná.

Confira os números sorteados: 05 - 08 - 19 - 26 - 48 - 57

De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF) a Quina saiu para 121 apostas, enquanto a Quadra premiou 7.404 bilhetes. Os prêmios foram, respectivamente, de R$ 11.735,29 e R$ 273,97.

=============

 

Tribunal marca data para novas eleições a prefeito de Campo Florido

O TRE-MG aprovou na sessão desta quarta-feira (13) resolução que estabelece para o dia 5 de dezembro deste ano a data para a realização das novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Campo Florido (Triângulo Mineiro).

O pleito extemporâneo é consequência da confirmação pelo TRE-MG, em junho de 2010, da cassação do prefeito e do vice-prefeito daquela cidade, José Catanant Neto (PT) e Sivaldo dos Reis Caitano de Freitas, por captação ilícita de votos na campanha eleitoral de 2008.

Segundo a resolução, as convenções destinadas a deliberar sobre a escolha de candidatos e a formação de coligações serão realizadas no período de 27 de outubro a 3 de novembro de 2010, nelas podendo concorrer o candidato que possuir domicílio eleitoral na cidade pelo prazo de, pelo menos, um ano antes da data marcada para o pleito e estiver com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.

Ainda de acordo com o calendário para o novo pleito, o prazo para a entrega do requerimento de registro dos candidatos no Cartório da 326ª Zona Eleitoral de Uberaba encerra-se às 19h do dia 5 de novembro de 2010. A propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de novembro.

Além da cassação do prefeito e do vice-prefeito, o Tribunal multou os
acusados em 50 mil UFIRs cada um, decretou a inelegibilidade deles e a
posse, na prefeitura local, até a realização do novo pleito, do presidente
da Câmara Municipal – o que ocorreu no dia 21 de julho deste ano.

A partir de representação proposta pelos segundos colocados em 2008, Otaliba Júnior de Melo (PSDB) e Clodoaldo Antônio dos Santos, a Justiça Eleitoral considerou que o prefeito distribuiu combustível a eleitores de Campo Florido em troca de votos.

 

=============

Imagem do Chile sai fortalecida após resgate, dizem analistas

A imagem do Chile e do presidente do país, Sebastián Piñera, deve sair fortalecida após o resgate dos 33 mineiros que passaram mais de dois meses soterrados numa mina, segundo analistas chilenos e de outros países da América do Sul ouvidos pela BBC Brasil.

"Mais de um bilhão de pessoas viram, no mundo inteiro, o resgate, que é uma história de sucesso. Acho que o fato reforçará a imagem do Chile como um país competitivo e que se levanta rápido diante da adversidade", disse o analista chileno Ricardo Israel, professor de ciências políticas da Universidade Autônoma do Chile.

Mas em sua opinião o poder de influência do Chile é "limitado" pelo seu tamanho e "localização geográfica". O Chile tem cerca de quinze milhões de habitantes e registrou um terremoto histórico, em fevereiro passado, pouco antes da posse de Piñera.

Atualmente, a expansão da economia chilena supera as expectativas para este ano. O Chile é o único país da América do Sul a fazer parte da OCDE, clube dos países ricos.

"Dificilmente o Chile terá maior influência do que já tem na região e no mundo. Na América Latina, não é o Chile, mas o Brasil que tem o maior peso no cenário mundial", disse Israel.

FINAL FELIZ

Para analistas chilenos, argentinos, bolivianos e paraguaios, o sucesso do resgate fortaleceu a imagem do Chile como um país competente.

"Acho que o Chile aproveitou bem o desafio que viveu para intensificar sua imagem de país sério, capaz de enfrentar grandes problemas", disse o analista paraguaio Francisco Capli, da consultoria First Análisis y Estudios, de Assunção.

Na visão do argentino Vicente Palermo, pesquisador do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Cientificas e Técnicas), os chilenos souberam "descolar" a imagem do país da que foi deixada pelas empresas do setor de minério, após o desastre.

"Foram as empresas que ficaram com a imagem negativa, ligada à falta de segurança para os trabalhadores. O Chile apareceu como país capaz de resgatar os mineiros de forma brilhante", disse.

Para ele, o Chile deixou a imagem de "união, solidariedade e alta competitividade". Na opinião de outro analista argentino, Rosendo Fraga, do Centro de Estudos Nova Maioria, o resultado do resgate fortalece a imagem do Chile no mundo.

"Até agora, o Chile tinha demonstrado ao mundo seu sucesso econômico. Para o PNUD, este é o país da América Latina com maior desenvolvimento humano (IDH). Para as classificadoras de risco, o mais confiável da região. E agora prova sua capacidade para enfrentar e superar suas desgraças com eficiência e rapidez", disse Rosendo.

Na opinião do analista boliviano José Luis Galvez, da Equipos Mori, o resgate representou o "renascimento de 33 mineiros e a excelente administração da opinião pública".

"Esta história de sucesso deverá fortalecer ainda mais a imagem do Chile no exterior e aumentar imagem positiva do presidente Piñera", afirmou Galvez.

A Bolívia, como o Chile, é um país com forte produção de minério. Para Galvez, o Chile vai exportar a tecnologia de resgate que inventou para outros países mineiros.

"A realidade daqueles 33 mobilizou muitos bolivianos. Mobilizou o mundo inteiro. E mostrou a excelente relação entre Chile e Bolívia na era de Piñera", disse. O presidente Evo Morales (convidado por Piñera) esteve na saída da mina São José, onde um dos mineiros era boliviano.

PIÑERA

A trajetória do presidente Piñera é de um empresário bem sucedido e com a imagem ligada, segundo analistas locais, à de administrador. Mas ele não é definido, pelos especialistas, como um presidente popular.

Piñera assumiu a Presidência em março e registra popularidade similar aos votos que recebeu, quando eleito, como recordou Ricardo Israel. A expectativa é que sua popularidade suba após este episódio.

"Piñera se envolveu pessoalmente neste resgate. Quando o acidente ocorreu este não era um problema do Chile, mas de uma empresa, dona da mina. Se tivesse dado errado, ele seria responsabilizado pelos mortos. Mas deu certo", afirmou Israel.

Desde que a odisseia dos mineiros começou, há mais de dois meses, o ministro de Mineração, Laurence Golborne, registrou maior popularidade que Piñera. Num artigo, publicado no jornal La Tercera, o analista Patrício Navia, disse que Piñera deve transformar este "capital de alegria" do resgate em "poderoso impulso para sua agenda de governo".

Navia recordou que, em setembro, Piñera contava com 53% de aprovação, segundo pesquisas da Adimark. Mas que 67% deste total eram do setor ABC e 48% das classes D e E. Para o analista, o novo "capital político", a partir do resgate dos mineiros, deverá ajudá-lo a melhorar estas características de imagem.

"Mas desde que a celebração (caso exagerada) não ofusque o gol magistral feito por seu governo", escreveu.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item