a

São José do Rio Preto registra 2º caso de dengue tipo 4

Foi confirmado mais um caso da doença no Estado de São Paulo. É a segunda ocorrência da doença divulgada em apenas uma semana no município e...

Foi confirmado mais um caso da doença no Estado de São Paulo. É a segunda ocorrência da doença divulgada em apenas uma semana no município e eleva preocupação da Saúde para risco de epidemia. A Secretaria de Saúde também investiga uma morte suspeita por dengue hemorrágica. Dessa vez, a paciente vítima da dengue tipo 4 é uma mulher de 43 anos do distrito de Talhado.

Como a paciente não saiu da cidade recentemente, o caso é autóctone (adquirido na localidade), o que faz o secretário de Saúde de Rio Preto, José Victor Maniglia, afirmar que o vírus já circula pelo município. “Isso eleva ainda mais a nossa preocupação porque a população não tem imunidade contra esse tipo de vírus e a proliferação desse sorotipo pode causar epidemia”, afirmou o secretário.

A mulher sentiu os primeiros sintomas no dia 25 de março. Ela procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento Central após apresentar febre alta, dor no corpo, mal-estar e dor nas articulações. Segundo Maniglia, a mulher, que não teve complicações e nem precisou ser internada, já está curada. Para evitar novos casos naquela região, a Saúde iniciou ontem operações de bloqueio do mosquito.

O primeiro caso da doença foi divulgado no último dia 4 pelas secretarias de Saúde do Estado e do Município. A vítima foi uma mulher de 31 anos, moradora do Jardim Vivendas, a 17 quilômetros de Talhado. Ela também não precisou de internação. Os dois casos foram confirmados pelo laboratório de virologia da Famerp e pelo Instituto Adolfo Lutz.

O secretário suspeita que existam outros casos de dengue 4 na cidade, mas que devido ao tipo de exame usado na confirmação da doença não foram diagnosticados. Segundo Maniglia, o Departamento de Virologia da Famerp só consegue isolar e identificar o vírus naqueles casos confirmados pelo NS1 - exame rápido que é feito nos pacientes que procuram atendimento até os primeiros três dias de sintomas.

Maniglia disse suspeitar que outros municípios vizinhos também tenham mais casos de dengue tipo 4. Ele afirmou que a Secretaria de Saúde do Estado está avaliando com cautela todos os casos de dengue na região a fim de se apurar todos os sorotipos dos casos confirmados.

Assuntos Relacionados

Saúde 2824982131511105556

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item