a

Contran proíbe faróis de xênon

A partir de agora está proibida a instalação de faróis de xênon (que utilizam gás xenônio) em todo o país. A decisão partiu do Conselho Naci...

A partir de agora está proibida a instalação de faróis de xênon (que utilizam gás xenônio) em todo o país. A decisão partiu do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A Resolução já foi publicada no Diário Oficial da União e foi adotada, segundo o Contran, por uma questão de segurança.

O problema é que a potência das lâmpadas de xênon é três vezes superior a dos faróis normais e podem ofuscar a visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário. Ele é mais potente e tem facho de luz em tom azulado.

O Contran autorizou a substituição dos faróis de xênon pelo sistema normal de iluminação nos veículos que já vêm de fábrica com o equipamento mais potente. O dispositivo chegou a ser proibido pelo Contran em 2009, mas acabou liberado após regulamentação, que estabeleceu limites de intensidade de luz.

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, José William Guimarães, com exceção dos veículos importados de fábrica e daqueles já documentados, os demais estão proibidos. Para ele, estes veículos modificados representam um perigo no trânsito, devido ao risco de ofuscar a visão do motorista que trafega no sentido contrário.

José William também esclareceu que o carro importando já vem com uma lente apropriada, ou seja, faz com que o farol não fique com excesso de iluminação, o que não acontece quando é realizada alguma alteração, o que o inspetor chamou de “gambiarra”.

O policial explicou que pretende procurar a Companhia de Trânsito do 4º Batalhão para desenvolverem este trabalho em conjunto, tanto nas rodovias quanto dentro da cidade. Quem insistir no uso dos faróis de xênon poderá ser multado em R$127,69, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação. O veículo permanece retido até a regularização.

Assuntos Relacionados

segurança 1602117995423981777

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item