a

Novas regras para cartões valem a partir de hoje

Para diminuir o endividamento dos consumidores brasileiros, começam a valer as novas regras para os cartões de crédito. Entre as principais ...

Para diminuir o endividamento dos consumidores brasileiros, começam a valer as novas regras para os cartões de crédito. Entre as principais mudanças estão a cobrança de apenas cinco tarifas pelo serviço e o aumento para 15% do valor mínimo de pagamento mensal do cartão.

As regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) estipulam que, das 80 taxas cobradas até então pelas operadoras, a partir de agora, sejam apenas cinco: anuidade, para emissão de segunda via de cartão, para retirada em espécie na função saque, no uso do cartão para pagamento de contas e no caso de pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

O consumidor também não poderá pagar menos do que 15% do valor total da fatura por mês. A partir do dia 1º de dezembro, o percentual sobe para 20%. Essa regra entra em vigor amanhã para todos os cartões.

Essas regras valem apenas para os cartões de crédito emitidos a partir de amanhã. Para quem já tem cartão de crédito ou para aqueles emitidos até hoje, as cinco tarifas passam a valer a partir de 1º de junho do ano que vem. Esses prazos também valem para as regras sobre o cartão básico e o cartão diferenciado.

Assuntos Relacionados

economia 2967822923413002716

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item