a

MP investiga prefeitura de Itapagipe por obra fantasma

O Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na aplicação de R$ 790 mil pela Prefeitura de ...

O Ministério Público estadual instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na aplicação de R$ 790 mil pela Prefeitura de Itapagipe. A denúncia foi encaminha aos promotores estaduais pelos cinco vereadores conhecidos na cidade por fazerem oposição a atual administração municipal. A informação é do Jornal do “O Tempo”, de Belo-Horizonte, um dos principais impressos do Estado.

Segundo os parlamentares, os recursos, referentes aos gastos de 2010 do município, teriam sido usados "obras fantasmas". De acordo com o presidente da Câmara Municipal, César Donizetti de Castro (PDT), a prefeitura alegou nos processos licitatórios que os recursos seriam usados para a restauração do patrimônio histórico, reparos em prédios da Secretaria Municipal de Saúde, Obras e Educação.

"Apesar das explicações, a cidade não recebeu nenhuma obra nesse período. Sabemos que os materiais de construção foram comprados, mas não usados", declarou César do Fula. O Ministério Público deu prazo de 15 dias para que o município e a prefeita Benice Nery Maia, esposa do deputado estadual Zé Maia, ambos do PSDB, apresente justificativa para os gastos.

Defesa
A Prefeitura de Itapagipe justificou os valores como um erro de contabilidade dos empenhos do município, que foram contabilizados como gastos da Secretaria de Cultura, e não da Secretaria de Obras. Além disse, foi informado que a denúncia seria eleitoreira, já que pelo menos dois dos vereadores denunciantes pretendem se candidatar nas próximas eleições municipais.

Compras
Na denúncia, os vereadores questionam o fato de a lista de compras apresentadas pelo município na prestação de contas conter exagerada quantidade de materiais de construção. Teriam sido adquiridos pelo município 90 mil tijolos, 42 mil telhas, 7 mil sacos de cimento, 88 vasos sanitários, 340 latas de tinta, além de 500 sacos de cal para pintura.

Assuntos Relacionados

Região 6014002084902828382

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item