a

Brasil recebe vacinas para prevenir a infecção pelo HPV

Foto ilustrativa Já chegaram ao Brasil as vacinas para prevenir a infecção pelo HPV. Há uma centena de tipos de HPV, mas a maioria das i...

Foto ilustrativa
Já chegaram ao Brasil as vacinas para prevenir a infecção pelo HPV. Há uma centena de tipos de HPV, mas a maioria das infecções é causada por apenas quatro deles. A vacina Quadrivalente  contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus – 6, 11, 16 e 18 -, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais e está indicada em mulheres entre 9 e 26 anos de idade.
A vacina Bivalente, também chamada de vacina contra HPV oncogênico, protege contra os vírus 16 e 18.  Em ambas, a idade recomendada da vacinação é a mesma.
No mundo todo acredita-se que aproximadamente 30milhões de pessoas tenham verrugas ocasionadas por HPV, aproximadamente 10 milhões de mulheres tenham lesões de alto grau no colo uterino e 500 mil casos de câncer do colo uterino. 
As duas vacinas existentes são indicadas 3 doses sendo que a vacina Quadrivalente  é indicado zero, 60 dias e 180 dias e a Bivalente  é indicada em zero, 30 dias e 180 dias.

O HPV é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus Humano. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.

O HPV é a DST mais frequente, cerca de 50% da população sexualmente ativa vai entrar em contato com o HPV em algum momento da vida.
O INCA (Instituto Nacional do Câncer) informa a ocorrência de 18mil casos novos de câncer do colo uterino no Brasil a cada ano, e que aproximadamente 4 mil mulheres morem de câncer do colo uterino no Brasil.

Assuntos Relacionados

Saúde e Esporte 7617176383323665060

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item