a

Tomate, mas pode me chamar de caviar...

Ele faz (ou pelo menos fazia) parte do dia a dia do brasileiro. Seja como ingrediente principal daquela saborosa salada ou como acompa...



Ele faz (ou pelo menos fazia) parte do dia a dia do brasileiro. Seja como ingrediente principal daquela saborosa salada ou como acompanhamento daquela suculenta macarronada, o tomate sempre esteve na boca e na mesa do povo.

Contudo, nas últimas semanas o tomate está na boca dos frutalenses por um motivo nada nobre: o estratosférico preço de comercialização do fruto que em alguns estabelecimentos do município chega a ser vendido pela “bagatela” de dez reais por quilo.

De acordo com alguns comerciantes, em épocas sem estiagem e sem o acúmulo de chuvas, o quilo do fruto é comercializado por R$ 2 ou R$ 2,50, dependendo do tipo do tomate. O que significa uma alta de 300 % nas últimas semanas.

Segundo o agrônomo da Emater de Frutal, Joel Couto Ferreira, o principal culpado pelo o aumento no preço do tomate é o clima.A oferta está menor porque o excesso de chuva encerrou antes a safra que viria do sul do país e atrasou a safra do Sudeste. Excesso de umidade ou seca muito grande derrubam a produção".

Entretanto, a expectativa é que já a partir da primeira quinzena deste mês os preços comecem a cair. É esperar para ver, enquanto isso o prato do frutalense fica menos colorido e saudável e o churrasco, quem diria, está mais barato que o vinagrete....

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item