a

Ministério Público tenta impedir que tradicional sede do ISPA seja demolida.

O Ministério Público de Frutal e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural tentam impedir que a tradicional sede do Institu...


O Ministério Público de Frutal e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural tentam impedir que a tradicional sede do Instituto São Paulo Apóstolo, o ISPA, seja destruída.

O imponente prédio, construído em meados do século passado, seria demolido para dar lugar a duas torres de apartamentos residenciais.

Contudo, as obras que estavam marcadas para começar ainda este ano podem ser embargadas pela Justiça. Isto porque o Ministério Público de Frutal ajuizou uma ação civil pública para evitar que um dos últimos patrimônios históricos da cidade seja derrubado.



Em entrevista ao repórter Nélio Barbosa, o Promotor Renato Teixeira Rezende, explica porque o Ministério Público decidiu intervir neste caso. “A maioria dos patrimônios históricos do município já foram ou destruídos pela a ação do tempo ou sucumbiram à ganância do homem. Por isso, o Ministério Público pretende impedir que este histórico prédio seja derrubado e caia no esquecimento”.

O promotor ainda ressalta que todo patrimônio cultural e histórico deve cumprir uma função social e proporcionar benefícios a comunidade. “Os prédios históricos não devem ficar dentro de uma redoma, eles devem ser utilizados pela população. Nada impede que sejam desenvolvidos inúmeras atividades naquele prédio”.

O promotor também esclarece que tanto a Arquidiocese de Uberaba, que é a proprietária do imóvel, quanto a Prefeitura de Frutal foram acionadas pelo Ministério Público. “Nós notificamos o Poder Público e a Igreja Católica e caso eles destruam o prédio antes que seja tomada uma decisão definitiva sobre este imbróglio, ambos sofrerão as punições cabíveis”.

Procurado pelo repórter Nélio, o presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Frutal, Ionei Dutra, afirma que a entidade já havia iniciado o processo para o tombamento da antiga sede do ISPA. “Nós já havíamos dado início a este processo e agora unimos forças com o Ministério Público para tentar evitar que uma importante parte da história de Frutal vire pó”.

Ionei ainda conta um pouco da rica história do imóvel que foi construído na década de 50. “Na época Frutal não contava com um colégio ginasial, por isso, alguns produtores rurais se uniram e doaram o dinheiro para a construção da escola que seria administrada pela Prefeitura. Depois o prédio foi sede de muitas outras instituições, até mesmo a APAE de Frutal já funcionou naquele local”.

O repórter Nélio Barbosa também entrevistou o padre Sebastião Ribeiro, pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, que afirmou que diversos setores da igreja foram favoráveis à demolição da tradicional prédio. “Esta permuta realizada pelo meu antecessor foi aprovado por todos os órgãos da igreja que tiveram acesso ao documento, por isso, não vemos nenhum problema em demolir o prédio já que a igreja não condições financeira para custear a manutenção daquele local”.

Padre Sebastião também salienta que a Arquidiocese de Uberaba já enviou documentos para a Prefeitura e para o Ministério Público explicando porque é contrária ao tombamento do prédio. “Esperamos que o contrato seja cumprido e o prédio demolido, mas iremos aguardar o posicionamento da Justiça e acataremos a decisão do Judiciário”.






+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item