a

MP processa UEMG por contratação de professores

O Ministério Público de Minas Gerais ingressou na Justiça com uma ação contra a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O motivo, u...


O Ministério Público de Minas Gerais ingressou na Justiça com uma ação contra a UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). O motivo, um processo seletivo promovido no início desse ano para a contratação de professores.
Depois da seleção através dos currículos, os professores chamados podiam mudar a opção de disciplina a ser ministrada nos cursos, mesmo já tendo apontado essa opção no ato da inscrição.
Reunião entre MP e direção da faculdade foi feita pra tentar sanar os problemas constatados, mas uma orientação para a realização de um novo processo seletivo não foi seguida.
Foto: Rodolfo Gorjon

No entendimento do promotor de Justiça, Alam Baena dos Santos, curador do patrimônio público, o inquérito instaurado por ele apontou diversas irregularidades na seleção dos professores.
O promotor ainda ingressou com um pedido de liminar para determinar que a sequência estabelecida no edital de convocação seja seguida.
Procurado, o diretor da Universidade Ronaldo Wilson Santos preferiu não gravar entrevista e enviou, através de sua assessoria de comunicação, uma nota:
“A direção do Campus da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Frutal, vem a público esclarecer que esta Universidade entende que todos os processos seletivos para designação de professores realizados até o momento seguiram os trâmites da lei e são regulares.
Todo e qualquer questionamento do Ministério Público local tem sido prontamente respondido pela UEMG, por meio da Reitoria e seu Departamento Jurídico.
A UEMG informa que as decisões sobre contratações de professores vêm do Estado e não compete ao Campus local estabelecer normas particulares para estas contratações e nem mudar as normas estipuladas, que são de caráter geral e se aplicam a todas as Unidades.
Acrescenta ainda que, atendendo à solicitação da própria Universidade, o concurso público para 490 vagas para professores e 80 vagas para funcionários técnico-administrativos já foi homologado pelo Governo do Estado e está em fase de elaboração.”
Ronaldo Wilson Santos – Diretor

Texto: Antônio Araújo



+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item