a

Acusado de assassinar Hélton Jonh vai a júri popular

Acontece hoje mais uma sessão de júri popular no plenário da Câmara Municipal. Desta vez, senta no banco dos réus Diego Junio Queiroz Oli...


Acontece hoje mais uma sessão de júri popular no plenário da Câmara Municipal. Desta vez, senta no banco dos réus Diego Junio Queiroz Oliveira, de 24 anos. Ele é acusado de participação no assassinato de Hélton Jonh Gonçalves, de 26 anos. O crime ocorreu no dia 22 de setembro de 2011, na Praça Getúlio Vargas, na via que dá acesso ao Terminal Rodoviário, por meio da Avenida Lauriston Souza.

No dia dos fatos, Helton Jonh conduzia um veículo Fiat Stilo, quando foi fechado por um veículo VW Gol, com placas de Catanduva. Do veículo desceram três pessoas. Armados, eles tentaram retirá-lo à força do carro. Hélton Jonh portava um revólver de calibre 38, ele reagiu e houve uma intensa troca de tiros no local. Baleado no pescoço, o jovem morreu momentos depois de dar entrada no Hospital Frei Gabriel. Três pessoas que estavam com ele no carro não sofreram ferimentos, apesar de terem ficado no meio do fogo cruzado.

Uma delas, identificada como Amaureli Damasceno, o Maureli (amigo da vítima) chegou a ser perseguido pelos assassinos, mas conseguiu escapar.

Um dos acusados do crime também foi atingido. José Humberto Ferreira Araújo Filho, de 23 anos, mesmo sendo reconhecido por uma testemunha, negou envolvimento no crime. Na época ele disse ser andarilho e afirmou que passava pelo local quando foi atingido por um dos disparos.



No início deste ano, José Humberto foi a júri popular e condenado pela participação no crime. Segundo provas levantadas pelo Ministério Público em parceria com a Polícia Civil, José Humberto agiu com Diego para efetuar os disparos, além de ter monitorado às vítimas por toda a cidade no dia do crime. Foram arroladas imagens de câmeras de segurança além de levantamentos dos históricos de passagens policiais de José Humberto. Ele foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão pelo homicídio, mas, foi inocentado da tentativa contra Maurelli.

Diego Junio é acusado pelos mesmos motivos de José Humberto, ou seja, homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio. A denúncia do Ministério Público aponta que houve uma emboscada, uma vez que os autores teriam monitorado às vítimas e planejado toda a dinâmica do crime. Por outro lado, a motivação seria puramente para o domínio do tráfico de drogas na cidade. Caso sejam aceitas essas condições, ele poderá pegar de 12 a 30 anos de prisão, sem entrar na conta a tentativa de homicídio. Se as condições forem rejeitadas ele poderá pegar de 6 a 20 anos de cadeia.


Texto: Nélio Barbosa

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item