a

Bombeiros retomam buscas no rio Grande

Bombeiros de Rio Preto retomaram hoje as buscas na tentativa de localizar o corpo do jovem Elisier Marques Pereira, 20 anos, desaparecido...

Bombeiros de Rio Preto retomaram hoje as buscas na tentativa de localizar o corpo do jovem Elisier Marques Pereira, 20 anos, desaparecido desde a última terça-feira, quando se afogou no rio Grande, em Icém. O amigo do rapaz desaparecido, Flávio da Silva Reis, 21, que morreu ao tentar salvá-lo, foi sepultado anteontem.

Mergulhadores vasculham o fundo e as proximidades da prainha do Bambu na tentativa de resgatar a segunda vítima. Os dois passavam o feriado no local com familiares e amigos quando se afogaram, em um trecho do rio em que a profundidade chega a 12 metros.


Os amigos mortos participavam de passeio de evangélicos da Congregação Cristã do Solo Sagrado, de Rio Preto. Os bombeiros enfrentam dificuldade nas buscas em razão da forte correnteza e profundidade acentuada do rio.

 

==================

 

Motociclistas sofrem ferimentos em acidentes distintos

 

Nesta quinta, por volta de 11hs da manhã, a Polícia Militar compareceu a rua Antônio Furtado Damasceno, na Vila Esperança, onde segundo relato do condutor do veículo Ford, com placa de Frutal, Luiz Marco, bateu na Honda/Biz 125, com placa de Frutal, que era conduzida por Daniel Santana. Com o impacto, que atingiu a lateral esquerda traseira da moto, Daniel caiu e precisou ser socorrido por uma equipe do resgate do Corpo de Bombeiros. Ele foi encaminhado para o hospital São José, onde foi diagnosticado poli traumatistmo, que causaram lesões no joelho, coluna cervical, e abdômen, ficando internado sob observação medica. Ele passa bem.

 

Mais tarde, por volta de 2hs da tarde, a Polícia Militar compareceu a rua Goiás, no Progresso, onde o condutor Osvaldo relatou que trafegava em um ônibus, com placa de Frutal, quando ao realizar uma manobra de conversão foi atingido lateralmente pela moto Honda CBS/Strada, também com placa de Frutal, que seguia no mesmo sentido na via. A condutora da motocicleta, identificada apenas como Wanessa, caiu no chão e sofreu escoriações, sendo socorrida por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros até o hospital Frei Gabriel, sendo diagnosticado escoriações no braço esquerdo e trauma no tornozelo direito. Ela permaneceu internada no hospital para exames complementares, mas passa bem.

 

==================

 

Homem é detido acusado de furtar galinhas no Centro

 

Um homem foi detido na tarde de ontem, acusado de furtar galinhas em uma residência na área central. De acordo com a ocorrência, Vildonei – único nome fornecido pela Polícia Militar – teria furtado quatro aves da casa de dona Nadir, localizada na rua Nossa Senhora das Dores. O fato foi registrado por volta de 2:30hs, sendo que ao ser encontrado, Vildonei já havia vendido as galinhas. Mesmo assim, ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil. No boletim de ocorrência não consta se as galinhas foram recuperadas.

 

==================

 

Jovem é detido após ser flagrado portando droga

 

Nesta quinta-feira, por volta de 9hs da noite, durante patrulhamento pelo bairro XV de Novembro, a Polícia Militar deparou com a pessoa de José, também conhecido por Bita. Ao notar a presença da PM, o rapaz teria tentado se esconder atrás de um muro, mas não teve êxito. Com ele, os militares apreenderam 10 gramas de uma substância que aparenta ser crack. O acusado, que declarou ser dependente químico, disse ter adquirido a droga na cidade de São José do Rio Preto. Como encontrava em liberdade provisória, José foi preso e conduzido para Delegacia de Polícia Civil para demais providencias.

 

==================

TRE-MG faz plantão para emitir segunda via do título de eleitor

Os eleitores que perderam ou tiveram o título de eleitor extraviado, receberão uma ajuda extra do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para adquirir a segunda via do documento.

Os cartórios eleitorais vão funcionar em regime de plantão, em função do “Dia Nacional para Emissão de Segunda Via”. Em Minas Gerais, 351 cartórios já estão com as portas abertas nos finais de semana e feriados desde o dia seis de agosto.

Para votar nas eleições deste ano, o eleitor deverá apresentar, obrigatoriamente, o título de eleitor juntamente com outro documento de identificação com foto.

Aos sábados e domingos, o atendimento está sendo feito de 12 às 19 horas. O prazo para imprimir a 2º via do título de eleitor termina no próximo dia 23 de setembro.

==================

Inadimplência no comércio cresce 3,73% em um ano

A taxa de inadimplência cresceu 3,73% em agosto em relação ao mesmo mês de 2009. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC).

Segundo o presidente do CNDL, Roque Pelizzaro Junior, o crescimento no período é decorrente do aumento do crédito e da ampliação dos prazos de pagamento, logo após a crise econômica.

Na passagem de julho para agosto deste ano, houve queda de 2,13% na inadimplência. No acumulado do ano (de janeiro a agosto), a queda foi de 1,96% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo a CNDL, também ocorreu um aquecimento na atividade do comércio, uma vez que as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), feitas quando o cliente compra a prazo ou com cheque, subiram 5,5% em agosto em relação a julho. A alta é ainda maior na comparação de agosto com o mesmo mês do ano passado, de 9,35%.

==================

Empresas são impedidas de cortar energia após 90 dias de atraso e sem aviso

As distribuidoras de energia não estão mais autorizadas a cortar a luz do consumidor inadimplente, passado o prazo de 90 dias a partir do vencimento da fatura. A regra vale apenas para os consumidores que deixaram uma conta pendente e que voltaram a pagar nos meses seguintes.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), dentro do conjunto de normas do novo regulamento de direitos e deveres do consumidor de energia elétrica, uma espécie de bíblia da relação entre distribuidoras e consumidores, que reúne novas e já estabelecidas regras.

Segundo a agência, as distribuidoras continuam tendo o direito de cortar energia dos inadimplentes, contanto que mandem um aviso com 15 dias de antecedência, como funciona atualmente. No entanto, se a distribuidora não fizer esse procedimento dentro de 90 dias, não terá mais o direito de usar a interrupção no fornecimento como meio de cobrança. A regra passa a valer a partir de 1º de dezembro.

O consumidor continua tendo o dever de pagar, afirma a Aneel. De acordo com a Agência, as distribuidoras poderão "lembrar" o consumidor a pagar a luz por meio de outros meios, e inscrever o devedor em cadastros de proteção ao crédito, como SPC, ou até mesmo levar um caso de inadimplência à Justiça.

As novas condições gerais de fornecimento de energia aprovadas ontem contemplam também a criação de postos de atendimento presencial das distribuidoras em todos os municípios do país até setembro de 2011. A espera pelo atendimento não poderá ultrapassar 45 minutos. Atualmente, as distribuidoras são livres para decidir onde e quantos postos instalar.

Outra mudança aprovada foi a redução dos prazos de ligação e religação de unidades consumidoras localizadas em áreas urbanas. Para ligação, o prazo foi encurtado de três para dois dias úteis para unidades residenciais e pequenos estabelecimentos.

Para grandes consumidores, como indústrias, o prazo caiu de dez para sete dias úteis. O prazo para religação caiu de até 48 horas para 24 horas após o motivo que ocasionou o corte. Segundo Aneel, a tarifa de energia elétrica não deve subir em decorrência das novas normas e postos de atendimento a serem instalados.

==================

 

Apenas 25% dos acusados por compra de voto são indiciados

 

A compra de voto continua sendo o crime mais cometido durante o período eleitoral, mas nem sempre envolvidos com esse ou outros tipos de delitos, acabam punidos. Nos últimos quatro anos, a Polícia Federal abriu mais de 20 mil inquéritos, mas apenas 25% dos acusados foram indiciados.

 

O Rio de Janeiro lidera o ranking de inquéritos para apurar infrações eleitorais entre 2006 e 2009, e será uma das áreas onde as autoridades pretendem dar prioridade no pleito deste ano. Além disso, a Polícia Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretendem combater a lavagem de dinheiro neste período, unificando seus sistemas de inteligência.

Durante vários meses, a PF levantou todas as investigações realizadas nos últimos quatro anos para verificar em quais regiões do país havia maior ocorrência de fraudes eleitorais. O trabalho, feito com dados dos Sistemas de Informações Criminais, vai basear a atuação da corporação durante as eleições.


O mapeamento da PF mostra que dos 20.179 inquéritos em todo o país, Rio, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba são responsáveis por mais de 1.200, cada. Quando se passa para os indiciados, porém, todos os números caem drasticamente. No Rio, por exemplo, as 3.409 investigações feitas pela PF resultaram em 486 indiciados.

 

Em todo o Brasil foram pouco mais de 5,5 mil indiciados, mostrando que pouco mais de 25% dos envolvidos acabam arrolados em um futuro processo. No levantamento, a PF constatou que um dos crimes mais comuns durante o período eleitoral — a compra de votos — diminuiu em todo o país, mas se mantém elevado em algumas regiões, onde também há grande concentração de outros tipos de delitos.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item