a

Venda restrita de antibióticos preocupa pequenas farmácias

Retenção da receita médica, uma das alterações previstas pela Anvisa, que começa a valer no fim do mês, deve afetar negócios das farmácias ...

antibiotics Retenção da receita médica, uma das alterações previstas pela Anvisa, que começa a valer no fim do mês, deve afetar negócios das farmácias menores, que atendem público carente. As mudanças no mercado de medicamentos no país vão respingar principalmente no comércio das drogarias de pequeno porte, em regiões de menor poder aquisitivo.

Como a população tem maior dificuldade de acesso às consultas com médicos em regiões mais pobres, as vendas de antibióticos com receita médica tendem a registrar queda maior no pequeno varejo, que deve passar a ofertar menor mix de antibióticos. A norma foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a retenção da receita passa a valer a partir do dia 28.
“Temo pelos reflexos da medida para o consumidor, que tem dificuldades de acesso ao médico e aos planos de saúde”, ressalta Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Rede de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ele afirma que a possível queda no consumo de antibióticos deve prejudicar principalmente os pequenos varejistas independentes, que trabalham com menos mercadoria.

“O consumidor pode ficar prejudicado pelo mix de medicamentos. Se antes as farmácias tinham sete ou oito antibióticos disponíveis para a venda, pode ser que passem a ter apenas o remédio de referência e mais dois de apoio. As grandes redes têm mais gestão e mais estoque, podem conseguir controlar melhor”, reforça Sérgio Barreto.
Minas Gerais conta hoje com cerca de 8 mil farmácias e drogarias, sendo que mais de 90% é de pequeno porte, segundo o Sindicato do Comércio Farmacêutico de Minas Gerais (Sincofarma).
A diretora do Sindicado dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, Luciana Silami Carvalho, defende a medida da Anvisa sob o ponto de vista da saúde. “Se a população começa a consumir antibiótico indiscriminadamente, as bactérias criam resistência.” Ela reconhece, no entanto, que a medida deve trazer queda de vendas de medicamentos nas farmácias. “Com certeza deve diminuir”, diz.

Assuntos Relacionados

Saúde 3950025004807698635

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item