a

Bancos de sangue de Minas têm queda de estoque durante feriado

O feriado violento nas estradas tem reflexo direto nos bancos de sangue da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte. Com a cidade vazia e a dem...

O feriado violento nas estradas tem reflexo direto nos bancos de sangue da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte. Com a cidade vazia e a demanda alta, o carnaval é garantia de baixa nos estoques e é nessa hora que a solidariedade tem que entrar em ação.

O técnico de enfermagem Carlos Antônio Alves disse que se impressionou com a violência nas estradas e foi doar sangue. “Os bancos sempre necessitam, principalmente nessa época de carnaval que há muitos acidentes”, disse Alves.

A gerente técnica do Hemominas, Maria Regina Bastos, falou que a instituição conseguiu atender mais de 80% das solicitações e que os estoques estão equilibrados. De acordo com ela, as pessoas estão se conscientizando com relação à doação. “Estamos estimulando as pessoas que têm sangue RH negativo, o mais procurado nos momentos de trauma. Inclusive, fizemos uma campanha para que as doações fossem feitas antes do carnaval e parece que surtiu efeito”.

Ela disse que quando falta sangue pode ocorrer a parada das cirurgias eletivas, aquelas que são marcadas e podem ser adiadas, e o sangue é direcionado para as urgências e emergências.
“Eu venho por amor e eu penso assim: hoje eu estou doando e, amanhã, eu posso estar recebendo. Então eu me coloco no lugar das pessoas porque a gente nunca sabe o dia de amanhã”, falou a pedagoga Elisabeth Cunha Lima. Já o auxiliar administrativo Daniel Roberto Pereira disse que já tem o hábito de doar.

Assuntos Relacionados

Saúde 7884625670774179856

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item