a

Quarta-feira de Cinzas abre Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “A Vida no Planeta”, será aberta hoje em todo Brasil, com as celebrações da Quarta-Feira de Cinz...

A Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “A Vida no Planeta”, será aberta hoje em todo Brasil, com as celebrações da Quarta-Feira de Cinzas. Em Uberaba, o arcebispo dom Roque Oppermann preside missa das 19 horas, na Catedral Metropolitana. Além do tema, a CF 2011 tem como lema “A criação geme como em dores de parto”. “O tema escolhido esse ano não é novo. Em outras campanhas, assuntos relacionados a esse já foram trabalhados com a comunidade, como aquele em que se falava sobre a Amazônia, outra sobre a água e ainda sobre o índio”, ressalta dom Roque.

Para ele, a importância da discussão e reflexão sobre o meio ambiente é para que as pessoas tomem consciência de que o aquecimento global e outros fenômenos prejudicam a humanidade, portanto, é necessário tomar atitude. “Queremos nos colocar dentro dessa campanha que pede a mudança de mentalidade, a natureza foi colocada por Deus não para que a destruamos, mas para que saibamos fazer uma utilização sustentável”.

Dom Roque explica, também, que durante a campanha, é recolhida no Domingo de Ramos quantia em dinheiro em favor da comunidade. Ele pede aos fiéis que colaborem com o Fundo Diocesano de Solidariedade para continuar fazendo o que foi feito em anos anteriores como ajuda a prelazia em Tefé, no Amazonas, e também à Igreja de Água Comprida que foi destelhada durante vendaval que atingiu a cidade.

Abstinência. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período em que os fiéis se preparam para a Páscoa. Durante a celebração ocorre a imposição de cinzas. Segundo o arcebispo, o ritual marca o início da Quaresma que tem um sentido muito sério. “É uma caminhada de conversão até a Páscoa, onde as pessoas se preparam para ser melhores durante 40 dias”.

Nesse período, os fiéis católicos têm o costume de fazer abstinência e jejum simbolizando os dias em que Jesus passou no deserto em oração. Conforme a Igreja Católica, a orientação é para que as pessoas resguardem todas as sextas-feiras nesse intervalo de tempo com o objetivo de se aproximarem do sofrimento vivido por Cristo. No entanto, muitas pessoas fazem penitência também às quartas-feiras da Quaresma. Os dias oficiais de penitência no calendário católico são as sextas-feiras da Quaresma e a Quarta-feira de Cinzas.

Assuntos Relacionados

Campanha Assistencial 1794435951004725964

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item