a

Sessão na ALMG é suspensa após tumulto e bate-boca entre deputados

Em mais um episódio de protesto de professores na Assembleia Legislativa, a reunião plenária desta quinta-feira foi encerrada em clima de tu...

Em mais um episódio de protesto de professores na Assembleia Legislativa, a reunião plenária desta quinta-feira foi encerrada em clima de tumulto, com direito a bate-boca entre os deputados Durval Ângelo (PT) e o presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PSDB). Durante a sessão, os servidores da rede estadual de ensino gritavam nas galerias do prédio, a ponto de impedir os parlamentares de escutar o pronunciamento dos colegas na tribuna.

A reunião teve que ter suspensa pelo presidente da Assembleia, que decidiu esperar a o fim da “confusão”, amparado pelas normas do Regimento Interno. No entanto, Durval Ângelo acusou o colega de fazer “silêncio obsequioso para calar divergâncias”, pelo fato de o tucano ter ficado "quieto", aguardando o fim da reação dos professores. Por fim, Dinis Pinheiro encerrou a sessão e provocou protestos por parte da oposição.
Segundo o presidente da ALMG, os deputados da minoria “foram (ao plenário) para criticar e reivindicar”. “É a forma deles de trabalhar. Agora, a presidência não vai se abdicar, em hipótese alguma, da civilidade e sobretudo do respeito aos preceitos regimentais”, afirmou.

“O que vimos hoje é que o presidente parou a reunião durante meia hora, quando falariam dois deputados da oposição. Terminada essa meia-hora, ele deu a palavra a outro deputado do governo e o nosso tempo tinha terminado”, relata o petista Rogério Correia, que é líder do bloco da minoria na Casa. "Foi uma forma de usar o regimento para fazer censura. A manobra tem se repetido. Não se discute aqui o conteúdo do projeto. O governo dá e retira o quórum na hora de discutir o projeto", completou.

Por outro lado, o deputado tucano Célio Moreira defendeu o presidente da ALMG, dizendo que Durval Ângelo agrediu o presidente da Casa com palavras de baixo calão. "Isso é uma falta de decoro, de respeito", defendeu.

Assuntos Relacionados

Política e Opinião 3076084898069542852

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item