a

Horário de verão brasileiro vai começar no dia 16 de outubro

O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e terá validade para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre...

O horário de verão vai começar no dia 16 de outubro e terá validade para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Ao todo serão 133 dias de duração.

No ano passado, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia no horário de pico entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

O horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.

O horário de verão foi uma idéia do famoso inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Mas a idéia só foi colocada em prática pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil o horário de verão foi estabelecido pela primeira vez no dia 1º de outubro de 1931, na época de Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário de verão foi e é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica.

Aqui a alteração ocorre no verão, onde a luz do sol é mais intensa, assim podendo ser mais bem aproveitada, já que no verão o Sol nasce mais cedo. É adiantada uma hora no fuso horário oficial local, mas isso somente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Atualmente mais de 30 países utilizam o horário de verão. Mas há um período que ele se encerra, assim o horário volta a funcionar normalmente, atrasando o relógio em uma hora.

Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.

Assuntos Relacionados

Geral 1612649417268237113

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item