a

Universitários recriam a história da imprensa em vídeo documentário

Universitários recriam história da imprensa em vídeo documentário Assista ao vídeo completo:  http://www.youtube.com/watch?feature=player_...

Universitários recriam história da imprensa em vídeo documentário

Assista ao vídeo completo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IiTnC3-t-xE 

Quatro alunos do último período de Comunicação Social, habilitação em jornalismo da UEMG, recriaram através de um vídeo documentário toda a trajetória da imprensa frutalense. Com trabalho de conclusão de curso, Clarissa Souza, Lienay Luz, Karen Neres e Antonio Araujo, decidiram produzir o documentário sobre os primeiros jornais a circular em Frutal até os dias atuais. 

No último dia 7 eles apresentaram o trabalho à banca examinadora que contou com a participação do jornalista Caio Cavechini, produtor do Profissão Repórter da Rede Globo. Para Caio, esse tipo de trabalho é importante por resgatar a memória da imprensa da cidade. "É comum os alunos repetirem temas nos TCCs, mas acho muito importante os alunos terem escolhido uma história que muita gente ainda não conhecia" acrescentou. 

De acordo com a integrante do grupo que produziu o vídeo, Lienay Luz, o trabalho teve início em março com pesquisas nos arquivos públicos e com auxílio da versão original da obra produzida pelo jornalista Ernesto Plastino.
Contendo 22 minutos e 22 segundos de vídeo, o documentário narra o surgimento do jornal "O Santelmo" com o senador Gomes da Silva. "De lá pra cá, apareceram inúmeros jornais, diversas rádios e agora o primeiro canal de TV local do radialista José Aparecido Sardinha" descreve Lienay. 

Para o professor orientador do trabalho, Edwaldo Costa, este foi um dos maiores desafios orientado por ele. "Eles escolheram um tema de difícil pesquisa, onde não encontramos materiais organizados sobre a história da imprensa, e um produto difícil, que é contar isso em um vídeo documentário" enfatizou.



+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item