a

Frutal comemora 125 anos com desfile de secretarias do atual governo

Secretaria da Cultura realiza desfile em comemoração ao aniversário da cidade.  O desfile contou com participação do Tiro de Guerra, fan...


Secretaria da Cultura realiza desfile em comemoração ao aniversário da cidade.  O desfile contou com participação do Tiro de Guerra, fanfarra, grupos folclóricos como Folia de Reis e vários setores da administração. Debaixo de um sol escaldante o desfile contou ainda com a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges, Major Arnaldo Pereira Júnior representando a Policia Militar e os secretários municipais.
Frutal completou neste dia 4 de outubro, 125 anos de emancipação.

Conheça um pouco da história de Frutal

 Fonte: A História da Imprensa de Frutal – Antonio Araujo, Clarissa Souza, Karen Neres e Lienay Luz

Antônio de Paula e Silva construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora do Carmo, ao redor da qual formou-se um povoado, passagem obrigatória para os que transitavam de São Paulo para Goiás e Mato Grosso. Em seus primórdios, o lugar tinha como atividade econômica fundamental a criação pecuária, sendo que o povoamento da região teve como móvel principal a agropecuária para abastecimento de bandeiras, viajantes e localidades de exploração aurífera.
A chegada de numerosas pessoas que se fixaram no povoado favoreceu o seu rápido crescimento, passando à categoria de Arraial em 1850.

Em 13 de Dezembro de 1851, assina o memorial dirigido ao padre visitador Jeronimo Macedo, pedindo provisão para a construção de uma capela em Frutal, porque naquela época a igreja mais próxima ficava em Dores do Campo Formoso, pedido este atendido. Na construção do templo recebeu a cooperação de José Vieira Velho, José Antonio Pereira e Florencio Ferreira. (OLIVEIRA, 1976)

Em 1854, foi incorporado ao Município de Uberaba e, em 14 de maio de 1858, elevado à condição de "Distrito de Paz".

Em 5 de outubro de 1885, de acordo com Lei n.º 3325, o distrito foi emancipado e elevado à categoria de Vila, denominada Carmo do Fructal, desmembrando-se de Uberaba. Sua elevação à categoria de Cidade se deu a 4 de outubro de 1887, através da Lei nº 3.464, já com o nome de Frutal.

O município de Frutal localiza-se na região oeste do Estado de Minas Gerais. Na divisão administrativa de Minas, está na Região Administrativa Triângulo e Alto Paranaíba, pertencente à Macrorregião de Planejamento IV, à Mesorregião do Triângulo Mineiro e à Microrregião de Frutal.

Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIET),  Frutal está a 264 Km de Araxá - MG, 77 Km de Barretos - SP, 620 Km de Belo Horizonte - MG, 599 Km de Brasília - DF, 445 Km de Goiânia - GO, 161 Km de Ribeirão Preto - SP , 107 Km de São José do Rio Preto - SP, 139 Km de Uberaba - MG, 154 Km de Uberlândia - MG e 525 KM de São Paulo.

Segundo dados do IBGE (2010) Frutal conta com uma população de 54.819 habitantes. Sendo 27.234 homens e 27.585 mulheres.

A região do Triângulo Mineiro, onde Frutal está localizada, compreende 33 municípios, distribuídos entre as Microrregiões de Itutiutaba, Uberlândia, Frutal e Uberaba.

Segundo sítio da prefeitura (2011), a Microrregião de Frutal conta com os municípios de Campina Verde, Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura e São Francisco de Sales. O  clima dominante na região é o tropical, com uma estação seca.

São diversos os setores que acompanham a evolução de Frutal. Um seguimento que teve e ainda tem grande destaque é o da comunicação.

Assuntos Relacionados

Cidade 6876023408966948681

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item