a

Cartório se recusa a registrar criança

Escolher o nome de um filho não é tarefa das mais fáceis. O significado, a sonoridade e a originalidade são apenas alguns dos fatores ...



Escolher o nome de um filho não é tarefa das mais fáceis. O significado, a sonoridade e a originalidade são apenas alguns dos fatores levados em conta pelos pais na hora de decidir qual será o nome da criança.

Contudo, o melhor a se fazer é não exagerar muito na criatividade, isto porque dar um nome diferente ou original demais para o bebê pode causar sérios problemas no momento de registrar a criança, já que uma lei criada em 1973 impede o registro de nomes considerados estranhos.

Foi isso o que aconteceu com o entregador Iramir Nunes Siqueira. Ele e a esposa decidiram colocar o nome do segundo filho de Irakelven, mas o cartório de Registro Civil se negou a efetuar o registro alegando que o nome era estranho e poderia causar constrangimentos ao menino quando ele crescesse.

Iramir procurou a reportagem do Raio X para contar um pouco de sua batalha para registrar o filho que já está com oito meses de idade. “Com oito dias que meu filho havia nascido, fui no cartório registrá-lo. Contudo, a mulher do cartório me disse que o nome que escolhi para o meu filho era ridículo e que ele poderia prejudicá-lo no futuro.




O entregador afirma que mesmo após trocar o nome do filho para Iran Kelven, ainda não foi possível registrar a criança. “Atendendo ao pedido do cartório decidi trocar o nome do meu filho, mas dois meses já se passaram desde que realizei esta alteração e até agora nada desse bendito registro sair”.

Iramir esclarece porque decidiu batizar o filho com um nome tão peculiar. “Eu não queria que meu filho tivesse um nome muito comum, queria um nome estrangeiro. E tanto eu quanto a mãe dele gostamos do Kelven por isso decidimos colocar o nome do nosso filho primeiramente, de Irakelven.

O repórter Nélio Barbosa entrevistou a Oficial Substituta do Cartório de Registro Civil, Quérlia Rodrigues da Silveira Nunes, que explicou porque o cartório se recusou a registrar a criança. “Nós entendemos que esse nome poderia expor essa criança ao ridículo e como a lei nos faculta esse direito fizemos essa remissão ao juiz”.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item