a

Neste dia 05 de junho, o meio ambiente tem o que comemorar?

Encravada no cerrado mineiro, a cidade de Frutal sempre foi reconhecida pelas suas belezas naturais e por suas riquezas hidrográficas e m...


Encravada no cerrado mineiro, a cidade de Frutal sempre foi reconhecida pelas suas belezas naturais e por suas riquezas hidrográficas e mineiras. Contudo, neste cinco de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, será que os moradores da nossa cidade têm o que comemorar?

Na opinião do biólogo Querino François há muito pouco a ser comemorado nesse dia, já que a cidade de Frutal sofre com diversos problemas ecológicos e ambientais. “Infelizmente, não temos pouco a comemorar já que o meio ambiente vem perdendo dia após dia a batalha contra o homem”.

Ribeirão Frutal


Para Querino o Ribeirão Frutal, onde é captada água que abastece toda a cidade, encontra-se em um estado deplorável de conservação ambiental. “As matas ciliares foram quase todas destruídas e o processo assoreamento do leito do ribeirão vem se intensificando nos últimos anos”.

O professor de biologia também questiona a qualidade do tratamento de esgoto que é disponibilizado pela COPASA em nossa cidade. “Existem várias falhas no tratamento de esgoto na nossa cidade, erros que estão afetando o equilíbrio do nosso ecossistema”.

Querino ainda revela que na cidade de Frutal existem muitas casas construídas irregularmente em Áreas de Preservação Permanente. “Existem várias casas nessa situação em todo o município. Agora eu te pergunto que é o responsável por fiscalizar isso? E por que nenhuma atitude é tomada a respeito desse assunto”.


O professor de biologia e ambientalista também tece críticas a coleta de lixo que é ofertada em nossa cidade. “O aterro sanitário da nossa cidade opera de maneira incorreta, não existe uma triagem adequada do lixo e todos os resíduos são enterrados na terra sem o tratamento devido”.

Procurado pela reportagem do Raio-X, o gerente da Copasa em Frutal, Luis Fernandes Batista, rebate as críticas feitas pelo professor Querino e afirma que a empresa cumpre o seu papel social de preservar o meio ambiente. “Somos uma empresa ecologicamente correta e desenvolvemos constantes ações para a preservação do meio ambiente”.

Animais se alimentam do lixo depositado no aterro sanitário de Frutal

O gerente da Copasa ainda afirma que o tratamento de esgoto realizado pela empresa não desrespeita nenhuma lei ambiental. “Passamos por severas avaliações todos os meses e nunca ficou constatado nenhum erro cometido pela nossa empresa que comprometa a fauna e a flora da nossa região”.

O repórter Nélio Barbosa também entrevistou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, José de Souza e Silva Neto, que admitiu que existem várias casas que realmente foram construídas  em Áreas de Preservação Permanente. “Esse é um problema que verdadeiramente afeta nosso município, contudo, não se arranja uma solução para um problema dessa magnitude do dia para a noite, isso demanda tempo e recursos”.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente ainda afirma que a situação da coleta de lixo está sendo gradativamente regularizada. “A problemática do lixo já está sendo resolvida e estamos conseguindo recursos para tornar a nossa coleta e a armazenagem dos resíduos sólidos ecologicamente mais correta”.



+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item