a

Clima seco deixa cidades do Triângulo e região Noroeste de Minas em estado de alerta

Quem sofre de problemas respiratórios deve se preparar para enfrentar uma semana difícil em todo o Estado de Minas Gerais. De acordo com o m...

Quem sofre de problemas respiratórios deve se preparar para enfrentar uma semana difícil em todo o Estado de Minas Gerais. De acordo com o meteorologista Adelmo Correia, do Centro de Climatologia TempoClima/PUC Minas, o ar deve permanecer seco nos próximos dias e a possibilidade de chuva é praticamente nula. Segundo ele, em alguns municípios do Triângulo Mineiro e da região Noroeste do Estado, a umidade do ar ficou entre 12% e 20%, o que representa estado de alerta, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Estamos sob o predomínio de uma massa de ar seco, está vindo uma frente fria no litoral de São Paulo e que deve se deslocar para o litoral do Rio de Janeiro, mas mesmo nesses estados a possibilidade de chuva é pequena. Em Minas Gerais, somente na Zona da Mata a gente deve observar o aumento da nebulosidade, mas também com poucas chances de chuva”, afirmou.
Inversão térmica

Conforme o especialista, o clima seco favorece também um fenômeno conhecido como inversão térmica. A falta de chuvas para dispersar poluentes faz com que o ar fique dividido em duas camadas, uma fria e outra quente. A massa de ar frio, que por ser mais pesada fica mais abaixo, concentra poluentes. A massa de ar quente, mais leve, fica logo acima e impede que a poluição seja dispersada.

Correia explica que é comum acontecer a inversão no período da noite. “As nuvens se formam com a energia acumulada durante o dia e a temperatura costuma cair logo nas primeiras horas da noite, isso agrava o período seco porque há acúmulo de poluentes”, explicou.

O meteorologista chamou atenção ainda para um mau hábito da população nesse período do ano. “Muita gente aproveita essa época para queimar mato, porque o capim está mais seco. As pessoas tem essa mania ruim de limpar lotes colocando fogo e isso polui ainda mais o ar nesse período”.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item