a

Mais da metade dos gays já foi vítima de homofobia

Mais da metade do público homossexual masculino com mais de 18 anos já foi vítima de homofobia, mostra uma pesquisa divulgada ontem pelo ...


Mais da metade do público homossexual masculino com mais de 18 anos já foi vítima de homofobia, mostra uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde. Foram ouvidos 3.600 entrevistados em dez cidades - entre elas, Belo Horizonte. Desse total, 53,5% relataram que já foram discriminados, xingados, humilhados ou agredidos por causa de sua orientação sexual.

Outro dado aponta que ao menos 14% foram forçados a ter relações sexuais contra a vontade. O estudo não investigou o contexto e as condições em que a violência sexual ocorreu. Os ambientes onde ocorre mais discriminação, conforme os gays, são o trabalho (51,3%), a escola (28,1%) e a igreja ou outro local de culto religioso (13%).

10,5% dos homossexuais têm HIV

A pesquisa revela um retrato preocupante da incidência do HIV entre os homossexuais: 10,5% dos gays com mais de 18 anos têm o vírus. Os dados mostram que as chances de transmissão são maiores entre eles, embora não seja possível falar em grupo de risco. Um homossexual tem 11 vezes mais riscos de se tornar soropositivo e 18 vezes mais de desenvolver a Aids. Por isso o governo federal quer estender a distribuição de camisinhas, hoje concentrada em postos de saúde e ONGs, a pontos estratégicos, como saunas, bares e boates.

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item