a

Em dois anos, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o estado da 5ª ...

Em dois anos, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Minas Gerais para a 4ª série aumentou 0,9, levando o estado da 5ª posição no ranking nacional à liderança. Das 15 cidades que mais subiram, 9 estão em minas.

As escolas estaduais nessa etapa também se destacam: 77% alcançaram ou passaram a meta e 29% obtiveram nota igual ou maior que 6,0. Nenhuma outra rede estadual chegou aos 17% de colégios com mais de 6,0. No ensino médio, Minas subiu uma posição e hoje está em 3º lugar do país.

Em Frutal, de 4ª a 5ª série as escolas municipais subiram de 4,5 avaliado em 2007 para 6,2 na avaliação do último ano. Um salto que só era projetado para ser alcançado, segundo os planejamentos do MEC, em 2015.

Para a supervisora Ludovina Batista da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais, que atingiu 6,8 na avaliação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) esse índice mostra que os profissionais estão no caminho certo.

A Escola Municipal Cândida Arantes Carvalho, que fica na Vila Esperança, atingiu 5,5 na avaliação do IDEB, apesar de abaixo da média municipal, ainda assim a escola atingiu o índice projetado para ser alcançado só em 2011. A diretora Edmar Reis também ficou contente com o resultado alcançado.

A Escola Estadual Geralda Carvalho de Souza, do Ipê Amarelo, recebeu a nota 6 para avaliação de 4ª e 5ª série. De acordo com as estatísticas ela também superou o projetado no ensino médio, 3,9, valor esperado para ser atingido só depois de 2011. Para a diretora Quelvia Assis Agreli os resultados se devem ao trabalho de toda a equipe de profissionais da instituição.

O professor José Luiz de Paula e Silva, Secretário Municipal de Educação, apesar de considerar que o método de avaliação do IDEB não deva ser o único parâmetro para demonstrar a melhora na educação, considerou muito positivo o avanço das escolas municipais. “Temos outras avaliações aplicadas durante o ano que ajudam a mostrar que temos avançado” expõe.

No município a escola que teve menor índice na categoria de 4ª e 5ª série foi a Necime Lopes que fica no bairro Novo Horizonte. A com melhor índice foi a Coronel Alonso de Morais que fica no Centro. 

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item