a

Energia elétrica deve subir em até 11 por cento em abril

Conta de luz vai subir em abril. O percentual não foi definido ainda, mas especialistas projetam elevação entre nove e 11%. De acordo com Hu...

Conta de luz vai subir em abril. O percentual não foi definido ainda, mas especialistas projetam elevação entre nove e 11%. De acordo com Hudson Elvis Ferreira, agente comercial da Cemig, este reajuste é anual. “O percentual será definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o percentual deve ser revelado em março”, informa.

No ano passado, a alta no Estado foi de 4%, mas neste ano a Aneel já deu uma amostra de que a alta em todo o país, provavelmente, será bem maior. Neste mês de fevereiro a agência concedeu aumentos de tarifas de até 15% para duas pequenas empresas de energia.

O efeito climático La Niña, com frequência de chuvas abaixo da média, provocou uma seca recorde nos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com isso, o país precisou lançar mão de geração térmica, mais cara. Essa conta somou o valor recorde de R$1,82 bilhão em 2010, que será pago pelo consumidor neste ano.

E o anúncio do percentual do reajuste não será a única novidade relacionada à Aneel em março. No próximo mês também entrarão em vigor alguns prazos da Resolução Normativa 414/2010, que trata dos direitos e deveres do consumidor de energia elétrica. A norma, que estabelece as condições de fornecimento de energia elétrica, foi publicada no Diário Oficial da União em 15 de setembro de 2010.

Entrará em vigor no dia 1º de março a gratuidade para aumento da carga instalada até 50 quilowatts (kW), sem aumento de fase, para quem já está ligado à rede.

Outros pontos começarão a valer no dia 15 de março. Um deles é a exigência de instalar postos de atendimento presencial em todos os municípios da área de concessão de cada empresa. Outra alteração em vigor a partir de 15 de março refere-se à suspensão de fornecimento por falta de pagamento da conta de energia, que só poderá ser feita em horário comercial.

Assuntos Relacionados

Minas Gerais 8975421466185403489

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item