a

Governo de Minas Gerais vai a Inglaterra conhecer tecnologia que transforma lixo em etanol

Em missão oficial do governo de Minas na Inglaterra, os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e ...

Em missão oficial do governo de Minas na Inglaterra, os secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Olavo Bilac Pinto Neto, foram à cidade de Guilford, perto de Londres, para conhecer os laboratórios e a usina da empresa TMO Renewables, que desenvolveu tecnologia para transformar resíduos sólidos em biocombustível.

A proposta da TMO é transformar resíduos em etanol utilizando um catalisador desenvolvido por eles. No projeto inglês, uma tonelada de resíduo pode produzir até 300 litros de etanol. Desde que foi iniciado em 2002, este projeto já consumiu 60 milhões de libras.

Narcio Rodrigues e Bilac Pinto ficaram muito impressionados com a pesquisa desenvolvida em Guildford. Depois de conhecerem os laboratórios onde a bactéria fermentadora é produzida , eles foram levados até a unidade industrial onde puderam conhecer detalhadamente cada etapa do processo, levantando questionamentos e discutindo sobre a viabilidade de um projeto dessa natureza em algumas cidades de Minas Gerais. “O mais interessante é que esta pode ser uma destinação fantástica e muito útil para o lixo das nossas cidades”, pontuou Bilac Pinto, lembrando que somente podem ser aproveitados nesse caso resíduos orgânicos.

Narcio Rodrigues também cogitou a possibilidade de acoplar esta tecnologia na produção de etanol, atualmente muito intensa no Triângulo Mineiro com dezenas de usinas.

Os secretários vão agora estudar o caso de Santo André, em São Paulo, onde uma usina de transformação de resíduo sólido em etanol está sendo implantada em um modelo de PPP (Parceria Público Privada). “Estamos em busca de alternativas eficientes, tanto para tratamento do nosso lixo urbano - que pode ser feito por região em forma de consórcios de várias cidades, quanto para tornar a nossa produção de etanol nas usinas ainda mais eficientes, produzindo também a partir do bagaço da cana”, informou Narcio Rodrigues.

Assuntos Relacionados

Minas Gerais 6775193867408760639

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item