a

Proposta para a criação da Região Metropolitana do Triângulo completa dez anos

A bancada do Triângulo, formada por 13 deputados, pretende desarquivar a proposta de criação da região metropolitana do Triângulo Mineiro e ...

A bancada do Triângulo, formada por 13 deputados, pretende desarquivar a proposta de criação da região metropolitana do Triângulo Mineiro e viabilizar o estudo técnico necessário para sua implantação. Em 2001, começou a tramitar na Assembleia Legislativa um projeto que tinha o objetivo de criar uma região metropolitana do Triângulo.

A proposta foi arquivada em 3 de fevereiro de 2003, e previa que a região metropolitana seria integrada pelos municípios de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Prata, Tupaciguara, Monte Alegre de Minas e Indianópolis.

Na época, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa emitiu um parecer concluindo pela ilegalidade do projeto de lei complementar, por que não cumpria os requisitos determinados pelo artigo 44 da Constituição do Estado.

Segundo o deputado estadual Antônio Lerin (PSB), esse é um movimento suprapartidário que pretende unir forças de todos os representantes da região para apresentar em conjunto a proposta. "Isso vai fortalecer a região, para podermos reivindicar, junto à Assembleia e ao governo, emendas para o Triângulo".

O deputado estadual, Elismar Prado (PT) só enxerga vantagens para as cidades que formarão a região metropolitana. "Além dos municípios passarem a receber o Fundo Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, será mais fácil para o governo planejar e solucionar problemas comuns na região". Segundo ele, esse é um antigo anseio da comunidade local, que poderia gerar economia para o governo do Estado.

Assuntos Relacionados

Política e Opinião 923235861658798777

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item