a

Saúde confirma 1ª suspeita de morte por gripe suína este ano

Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba confirmou a primeira suspeita de óbito por gripe Influenza A (H1N1) este ano. Trata-se de uma m...



Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba confirmou a primeira suspeita de óbito por gripe Influenza A (H1N1) este ano. Trata-se de uma mulher de 35 anos que não tinha complicações, mas morreu no último sábado, dia 18, no Hospital e Maternidade São Domingos.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, ela começou a apresentar os primeiros sintomas suspeitos da doença, dando entrada na unidade hospitalar no dia 24 de abril. No dia 30, o hospital fez a notificação da suspeita de gripe H1N1 à Secretaria de Saúde e confirmou a morte no dia 18 de maio.

Em razão desse prazo, a secretaria irá esperar o surgimento de sintomas entre os familiares da vítima, pois, como o tempo entre a identificação dos sintomas e a notificação de suspeita foi de cerca de seis dias, se a família fosse contrair a doença, já teriam surgido os primeiros sintomas. O material coletado para exames foi enviado para laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e o resultado, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, pode retornar a Uberaba a partir da próxima quinta-feira (23).



A equipe de reportagem do Raio X entrou em contato com a coordenadora Municipal de Saúde, Nice Helena para saber se haverá alguma modificação no plano de prevenção à gripe em Frutal. Mas ela disse que ainda não havia recebido nenhuma orientação ou notificação da Gerência Regional de Saúde. 

+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item