a

Trinta e duas pessoas morrem a cada minuto, vítimas de doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de ...


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 17 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas dessas doenças.

E as estimativas para os próximos anos não são nada animadoras: esse número pode chegar a 23 milhões até 2030.

No Brasil, essa realidade não é muito diferente. Por ano são aproximadamente 300 mil óbitos de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Segundo o médico Ronaldo Jonas vários são os fatores de risco que contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares. “Os principais fatores de risco são o histórico familiar, o tabagismo, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e o sedentarismo”.



Contudo, segundo o médico doenças cardiovasculares podem ser evitadas com medidas simples como o cuidado com a alimentação e prática regular de exercícios físicos. “Uma alimentação balanceada sem o consumo excessivo de sal e gordura diminui consideravelmente o risco de doenças cardíacas. Além disso, a prática de exercícios pelo menos cinco dias por semana também evita futuros problemas cardiovasculares”.

O médico ainda faz um alerta aos atletas de final de semana. “As pessoas acima de 40 anos que desejam voltar a praticar atividade física devem procurar um médico para realizar alguns exames antes de começar a praticar esportes. Muitas vezes estes atletas de fim de semana estão colocando a vida em risco e nem desconfiam”.


+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item