a

Uma em cada três crianças do Brasil é obesa

A maior ameaça à saúde pública brasileira hoje não é a fome, nem a dengue ou a gripe. A calamidade que custará bilhões de reais ao siste...



A maior ameaça à saúde pública brasileira hoje não é a fome, nem a dengue ou a gripe. A calamidade que custará bilhões de reais ao sistema de saúde do país, causará diabetes, problemas cardíacos e depressão em milhões de pessoa: chama-se obesidade infantil.

Pesquisas apontam que um terço das crianças no país estão obesas ou com sobrepeso e as projeções para o futuro não são nada animadoras. Alguns estudos apontam que daqui há alguns anos mais de 60 por cento das crianças brasileiras serão obesas.

Na opinião da nutricionista Cleide Ribeiro, o consumo excessivo de produtos industrializados e o sedentarismo das crianças contribuíram para o crescimento dos casos da doença nos últimos anos. “Infelizmente nossas crianças se alimentam muito mal, comem diversos produtos industrializados e pré-prontos e consomem pouquíssimos alimentos realmente saudáveis e ricos em vitaminas e fibras. Além disso, a maioria é extremamente sedentária e passa o dia sentado na frente da TV ou do computador”.

Apesar destes produtos conterem em suas fórmulas algumas vitaminas e sais minerais, a nutricionista garante que estes alimentos, quando consumidos em excesso, provocam danos irreversíveis à saúde. “Eu sei que as propagandas destes produtos afirmaram que eles são saudáveis, mas isso não é totalmente verdade já que quando consumidos em excesso eles podem causar diversos males à saúde como, por exemplo, diabetes, hipertensão e outros problemas”.

De acordo com Cleide os dois maiores vilões para a saúde das crianças, atualmente, são os refrigerantes e os sucos prontos. “Hoje em dia muitas crianças e adolescentes estão trocando a água e o leite por refrigerantes e sucos prontos. E estes alimentos são ricos em açúcar e podem causar vários danos a saúde das pessoas. Os pais jamais devem se esquecer da importância do consumo da água que ajuda a hidratar e purificar o organismo”.



A nutricionista alerta os pais que só através do dialogo é possível mudar os hábitos alimentares das crianças. “Não se deve impor as coisas as crianças, a melhor maneira de mudar os hábitos alimentares do seu filho é explicado a ele os benefícios que determinados tipos de alimentos fazem ao organismo.

Cleide adverte que mesmo as crianças consideradas magras podem sofrer problemas de saúde por causa do consumo excessivo de guloseimas e comidas prontas. “Ser magro não significa necessariamente que a criança seja saudável, por isso, é preciso também ficar atento com a alimentação das crianças que são magras”.


+ lidas

Arquivo

Sugerir Matéria

Nome

E-mail *

Mensagem *

Contatos

Telefone
(34) 3423-5050

Celular Plantão
(34) 9679-1647

E-mail
raiox102@gmail.com


item